Resenha PCN LINGUA PORTUGUESA

Páginas: 5 (1064 palavras) Publicado: 18 de maio de 2014
 PCN LÍNGUA PORTUGUESA

A Língua evolui a cada momento histórico. Pode-se dizer que ela é um sistema de signos históricos e sociais que possibilita ao homem significar o mundo e a realidade. A comunicação com as pessoas permite a construção de novos modos de representações sobre ele. O domínio da língua oral e escrita é fundamental para a participação efetiva, pois por meio dela queo homem se comunica, tem acesso á informações, expressa e defendem pontos de vista, partida ou constrói visões de mundo e produz conhecimento.
E é de responsabilidade da escola garantir ao aluno o acesso a saberes da língua portuguesa, conhecimento sobre como exercer a cidadania, e, é com esses objetivos que o documento de língua portuguesa esta organizado para que possa ser uma referência euma fonte de consulta a todos os profissionais da educação.
O documento aborda o tema de aprender e ensinar a língua portuguesa na escola e cita três variáveis: o aluno, a língua e o ensino. O primeiro elemento o aluno é o sujeito da ação de aprender, aquele que age sobre o objeto de conhecimento. O segundo elemento o conhecimento, e a língua portuguesa, tal como se fala e se escreve fora daescola. E o terceiro elemento o ensino, é neste enfoque teórico concebido como a prática educacional que organiza a ponte entre o sujeito o objeto e o conhecimento. Para que essa mediação aconteça o professor deve planejar, programar, dirigir as atividades didáticas com o objetivo de apoiar e orientar os esforços de ação e reflexão do aluno.
O conhecimento é uma construção da aprendizagem essa quedeve ser continua e sempre com os objetivos: para que e o que ensinar.
Durante os anos 80 começam a circular entre os professores artigos que davam a ênfase e se questionava não só como se ensina e sim como se aprende, os resultados desses questionamentos permitiram a compreender que a alfabetização não é um processo baseado em perceber e memorizar e para aprender a ler e a escrever o alunoprecisa construir um conhecimento de natureza conceitual: ele precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem.
Em primeiro lugar na mudança das finalidades, isto é acontecem quando a escola precisa responder a novas exigências da sociedade e em segundo lugar na transformação do perfil social e cultural do alunado: asignificativa ampliação da presença na escola, dos filhos do analfabetismo.
É importante que o professor apresente diversos textos ao aluno e cabe a escola viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinar a produzi-los e a interpreta-los, promover a sua ampliação de forma que progressivamente e durante os oitos anos do ensino fundamental cada aluno se torne capazde interpretar diferentes textos que circulam socialmente, assumir palavras e como cidadão de produzir textos eficazes na variadas situações. É preciso dar ao aluno oportunidades que aprendam a escreverem condições semelhantes às caracterizadas fora da escola, aprender a escrever, escrevendo. Tendo contado com diversos textos escritos, testemunhar a utilizado que se faz da escrita em diversascircunstancias, receber ajuda de quem já sabe.
Reescrever bons textos, transformar um gênero em outro, produzir textos a partir de outros já conhecidos, dar um começo ao texto, planejar o texto coletivamente, são algumas propostas de trabalhar a produção de textos.
Ensinar a escrever bons textos torna-se uma tarefa muito difícil fora do convívio com textos verdadeiros, com leitores e escritoresverdadeiros e com situações de comunicação que os tornem necessários. Todo texto pertence a um determinado gênero, com uma forma própria que se pode aprender. Lembrando-se que não se foram bons leitores oferecendo materiais de leitura empobrecidos, justamente do momento quem que as crianças são iniciadas ao mundo da leitura. As pessoas aprendem a gostar de ler quando, de alguma forma, a qualidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pcn de língua portuguesa
  • RESUMO PCN LÍNGUA PORTUGUESA
  • Trabalho PCN LINGUA PORTUGUESA
  • Resumo PCN de Língua Portuguesa
  • PCN LINGUA PORTUGUESA
  • Pcn lingua portuguesa
  • Resumão PCN Língua Portuguesa
  • PCN LINGUA PORTUGUESA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!