Resenha para uma revolução democrática da justiça

Páginas: 4 (841 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2012
PARA UMA REVOLUÇÃO DEMOCRÁTICA DA JUSTIÇA

SANTOS, Boaventura de Souza, Para uma Revolução Democrática da Justiça, Ed. Cortez, 2007, 3 Edição revista e ampliada.

A obra foi idealizada baseadanuma palestra realizada pelo autor, na cidade de Brasília, em 06 de junho de 2007,a convite do Ministério da Justiça.
Nela ele ressalta que para que aconteça uma revolução democrática da justiça énecessário que o Estado e a sociedade passem por um processo de democratização, onde haja maior conscientização das desigualdades sociais, e o povo adquira uma consciência coletiva de seus direitos,buscando assim, através da instância política, uma transformação dos tribunais, dando um foco especial ao pluralismo jurídico, repolitizando o direito através das posições dos tribunais, fazendo assim comque o direito tenha por princípio uma transformação social legitimada.
A partir da Constitucionalização do direito o protagonismo dos tribunais passou a um estado neoliberal, visando os direitos docidadão, o controle da legalidade e a judicialização da política.
Acredito que as novas regras do mercado, os contratos privados e a precariedade dos serviços sociais levam cada vez mais a estânciacidadã a buscar seus direitos obtidos através da Carta Magna, procurando diretamente os tribunais para resoluções de suas lides, o que acentua cada vez mais este protagonismo.
Não posso deixar deressaltar que outras contribuições importantes também favorecem este protagonismo à medida que há um desvio de legitimidade do Executivo e Legislativo para o Judiciário, provocando uma judicialização dapolítica nas decisões onde não há elaboração de leis.
Constato assim, a politização do Judiciário através de manifestações políticas, combatendo a corrupção política, social e judiciária.
Segundo oautor, (pág.25), para que se inicie esta revolução democrática deve-se começar pelo acesso ao direito e a justiça, numa transformação jurídico-política de alguns vetores como: reformas processuais,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha para uma revolução democratica da justiça
  • Para Uma Revolução Democrática da Justiça Resenha Crítica
  • Resenha do livro: Para uma Revolução Democrática da Justiça
  • Para uma revolução democrática da Justiça (Boaventura)
  • Para uma revolução democrática da justiça
  • PARA UMA REVOLUÇÃO DEMOCRÁTICA DA JUSTIÇA
  • PARA UMA REVOLUÇÃO DEMOCRÁTICA DA JUSTIÇA
  • resenha revolução democrática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!