Resenha - Paisagem Urbama

713 palavras 3 páginas
Resenha: “Paisagem Urbana” – Gordon Cullen

O texto busca mostrar que assim como um grupo de pessoas pode se mostrar como uma atração para outras pessoas, um conjunto de edificações também consegue atrair as pessoas.
Cada ser humano é dotado de suas próprias experiências, e cada um analisa e sofre intervenções externas de uma forma independente. Vai de pessoa para pessoa a percepção do espaço e as reações emocionais que isso gera.
Ao analisarmos a paisagem urbana e a percepção visual temos três aspectos a considerar: ÓTICA, LOCAL e CONTEÚDO, todos relacionados com a forma de se enxergar/sentir a cidade. A ótica está relacionada com a diversidade de caminhos, traçados, surpresas e revelações que a pessoa que anda pela cidade se depara definido como VISÃO SERIAL.
Nesta perspectiva de visão serial entende-se que existem dois pontos de vista a considerar: a imagem existente e a imagem emergente. A existente seria a que está dentro do nosso campo visual, que nosso olho consegue enxergar com nitidez, a imagem emergente seria a que está um pouco fora do nosso campo visual e que vai surgindo conforme vamos nos aproximando.
O segundo ponto o local, entende-se como a nossa sensação de estar dentro ou fora de um ambiente. E o terceiro ponto seria o conteúdo, que diz respeito a plasticidade da cidade, suas texturas, volumes, formas, interatividade, entre outros. É toda as particularidades da cidade, que a caracteriza.
Nós seres humanos temos a constante necessidade de nos localizarmos no espaço, saber aonde estamos, a que distância estamos... precisamos nos familiarizar com o local, normalmente a sensação contrária nos causa desconforto, esta busca por um sentido de localização, está ligada com a percepção do espaço que está a nossa volta.
O autor vai mostrando durante o livro diversas formas de se perceber o espaço urbano, busca abrir nosso olhar para as particularidades das cidades, é como se ele catalogasse uma grande parte das formas que as cidades possuem,

Relacionados

  • Milton santos curriculum
    22911 palavras | 92 páginas