Resenha OSLON, Mancur. The Logic of Collective Action. Introdução, Cap. 1 e 2

816 palavras 4 páginas
Resenha dos texto:
OSLON, Mancur. The Logic of Collective Action. Introdução, Cap. 1 e 2.
O tema abordado nos textos de Bruce Russet e na obra de Mancur Oslon é o sistema internacional e seus atores, analisando no nível grupal e das suas organizações, focando a ação delas no mundo e também levando em conta os interesses dos indivíduos que a compõe, ou daqueles que eles representam.
A gênese dessas organizações está nos indivíduos de interesses comum que buscam reunir esforços para atingir seus objetivos. Nessa associação os atores não assumem os custos individualmente e nem dão contribuições voluntárias, mas exigem que os benefícios sejam destinado à todos. Para isso, o projeto desse grupo deve contemplar incentivos que convençam os membros a arcarem com os gastos. Cabe ressaltar ainda que cada individuo tem um interesse próprio e o mesmo pode conflitar com o objetivo da organização ou o papel que o membro assume.
Um exemplo dessa teoria está no filme “Leões e Cordeiros” com direção de Robert Redford, quando o Senador Jasper Irving (Tom Cruise) planeja a invasão no Afeganistão, visando trazer benefícios e representação à população norte americana, que é o objetivo da organização em que ele atua, mas também há o seu próprio interesse em receber prestígio político e tornar-se presidente.
Já o meio em que atuam essas organizações é de extrema relevância para compreender a forma em que esses grupos atuam. O sistema internacional, hoje, é marcado pela interdependência, fazendo com que eles elaborem acordos internacionais para melhor gestão entre os países, além disso, com a interdependência, a ação de um país é perceptível e vulnerável a outros. Mais uma questão é o declínio da hegemonia norte americana, devido ao aumento da relevância de autores não estatais e o apontamento de novas potências.
Os grupos podem ser classificados, segundo Oslon, em “exclusivos” e “inclusivos”. Os “exclusivos” compreendem os grupos submetidos às relações de mercado, assim, quanto

Relacionados