resenha os miseraveis

Páginas: 5 (1176 palavras) Publicado: 7 de dezembro de 2014
A história “ Os miseráveis”, adaptado por Walcyr Carrasco, se passa na França no século XIX. O personagem principal Jean Valjean é um ex-prisioneiro . Sua sentença por roubar pão para saciar a fome dos sobrinhos foram, após todas as tentativas de fugas, dezenove anos de trabalhos forçados. Quando se vê livre as questões relacionadas ao preconceito acontecem, é marginalizado, um ex-prisioneironão consegue emprego e Jean  é atirado à miséria.
Ao buscar outra cidade, procurou alojar-se, os proprietários faziam uma consulta cadastral, onde ao obterem a resposta de que era um ex-detento, não deixavam-no sequer hospedar-se mesmo pagando. A cada não ficava mais revoltado. Uma senhora, ao sair da igreja, vendo-o a noite deitado no banco da praça a noite, levou-o até a Casa Paroquial, onde obispo o recebeu generosamente. Jean cansado de ser recusado foi logo contando seu problema, isso fez com que o bispo confiasse nele. O bispo não só lhe ofereceu comida como também um quarto, coisa que a muito ele não tinha. O bispo era um homem muito simples e os poucos bens que possuíam colocou a disposição para o hóspede usasse, se sentisse gente. Era os talheres e a concha de prata.
JeanValjean, de madrugada, abriu o armário e guardou os utensílios de prata no saco em seguida pulou a janela e fugiu. Desconfiados os policiais da cidade o prenderam portando aqueles objetos e o levaram ao reconhecimento do bispo. Perguntando se Jean o havia roubado. O bispo em um gesto nobre e para não prejudicá-lo disse que havia doado os utensílios de prata, inclusive dizendo para que pegasseos castiçais de prata, para que vendesse e pudesse usar para recomeçar a sua vida tornando-se um homem honesto e de bem.
Pelo ato nobre do bispo Jean ficou em liberdade, agradeceu e partiu pensativo. Após um encontro em que uma mão amiga lhe é estendida, Jean decide fazer um novo começo: ele destrói sua identidade de Jean Valjean e começa a vida do zero.
Em suas perambulações conheceu váriaspessoas que seriam importantes em algum momento em sua vida. Assim ele mudou de cidade, vendeu os utensílios e montou uma fábrica usando outro nome. Modificou sua forma de pensar e passou a ajudar os necessitados.
Durante seu percurso fica conhecendo a história de uma jovem costureira muito bonita chamada Fantini, que possuía uma linda filha, Cosette Ela estavam à beira da miséria, então decidevoltar para sua cidade natal chamada Montreuil-Sur-Mer, onde teriam mais chances de subir na vida. Durante o caminho, Fantini encontra uma família chamada Thénardier e decide entregar sua filha para eles, pagando mensalidades até conseguir mais dinheiro para ir buscá-la. Quando chegou a sua cidade natal, logo encontrou emprego em uma grande fábrica que acabara de crescer devido às ideiasrevolucionárias de um estranho que chegara à cidade, este se chamava Madeleine e praticava muitas boas ações e era muito gentil.
Devido a isto, ele se tornou o prefeito da cidade.
Durante seu emprego na fábrica, Fantini sonhava em pegar sua filha logo, porém suas colegas de trabalho a delataram. Ela perdeu o emprego justo quando os Thénardier estavam pedindo mais dinheiro. Devido a isto, Fantini ficoudesesperada, e começou a vender seu corpo para nutrir as necessidades de Cosette, o que acabou gerando um grande ódio pelo dono da fábrica.
Para continuar mandando dinheiro para os Thénardier, Fantini faz de tudo: vende os cabelos, vende os dois dentes da frente e por fim acaba se prostituindo para continuar mantendo a filha. Assim ela pensava, não sabendo que a filha sempre fora tratada como umanimal, mas não o de estimação.
Madeleine, era na verdade Jean Valjean e acaba por cruzar o caminho de Fantini e ao tomar ciência de situação da moça procura ajudá-la. Ele vai ao encontro da filha de Fantini e acrescenta mais um inimigo a sua longa lista, os Thénardier. Jean Valjean consegue, a troco de moedas, recuperar a filha de antini, Cosette.
Mas é claro que alguém sabe do passado de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESENHA OS MISERAVEIS
  • Resenha
  • Resenha os miseráveis
  • Resenha de Os miseráveis
  • Os miseráveis resenha
  • resenha os miseraveis
  • Resenha Os Miseráveis
  • Resenha Os miseráveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!