Resenha - os miseráveis

Páginas: 6 (1380 palavras) Publicado: 9 de junho de 2013
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – RJ
História

RESENHA CRÍTICA
(OS MISERÁVEIS)

Gabriella Mathias

Os Miseráveis é um filme de 1998, sexta adaptação para o cinema do romance Os Miseráveis, de Victor Hugo, 1862, dirigido por Bille August. Estrelado por Liam Neeson, Geoffrey Rush, Uma Thurman e Claire Danes. Nesta obra ele tira o véu da frente de nossos olhos e escruta a pobreza, a miséria, aexploração da criança e o abandono dos idosos.
O filme conta a vida de Jean Valjean, um homem preso por roubar um pão. Após cumprir sua pena de dezenove anos, é posto em liberdade e é recebido na casa de um Bispo que lhe estende a mão. O Monsenhor Bienvenu, por ser uma pessoa livre de qualquer preconceito, abre as portas de seu simples lar para Jean. Ainda assim, à noite, Valjean rouba a pratariado Bispo. Após ser capturado, é trazido de volta a presença do Bispo e quando os policiais perguntam-lhe sobre o roubo, ele confirma que deu a prata a Valjean e ainda lhe dá dois castiçais de prata. Ele sai da casa do Bispo com a promessa de se tornar uma pessoa diferente daquela que ele se tornou na prisão.
Depois de 9 anos, Valjean se torna um rico industrial e prefeito. Justo e que segue apromessa de ser uma pessoa melhor, ele luta para esquecer seu passado. Mas sua paz acaba quando Javert, um inspetor de polícia que anteriormente foi um guarda da prisão onde Valjean estava, é transferido para a cidade onde ele vive e é prefeito. Ele o reconhece e tem quase certeza de que o prefeito é um ex-prisioneiro que nunca se apresentou para cumprir as exigências da liberdade condicional. Eleentão o denuncia à polícia de Paris e estes, instauram inquérito para averiguar o que aconteceu com Valjean, sem acreditarem que o prefeito e o condenado são a mesma pessoa.
Enquanto isso, Fantine, uma das empregadas da fábrica de Valjean é despedida por ser mãe solteira e se vê obrigada a se prostituir para enviar dinheiro para a família Thénardier, que cuidava de sua filha Cosette. Quando Javert aprende, seu ex-patrão usa sua autoridade de prefeito da cidade para libertá-la e a recebe em sua casa, pois ela está muito doente.
Javert não consegue provar a verdadeira identidade do prefeito, porque outro homem, Carnot, é confundido com ele e está prestes a ser preso por não responder como deveria à liberdade condicional. Valjean vai ao tribunal e revela sua identidade a fim de inocentá-lo.
Oinspetor já sabe da verdadeira identidade de Valjean e começa sua busca. Ao retornar da viagem, Valjean visita Fantine, descobre que ela está gravemente doente e, sentindo que ela pode morrer, promete criar a sua filha Cosette. Quando Fantine morre, Valjean continua sua fuga. Resgata Cosette dos Thénardiers, que a exploram, diferentemente do que pensava Fantine e foge com ela para Paris, sendoperseguido por Javert através dos anos.
Eles ganham abrigo em um convento, para onde outrora mandara um morador adoentado da cidade onde era prefeito, para morar e servir como jardineiro. Lá esse jardineiro o estende a mão e o apresenta às freiras como seu primo. Permanecem no convento por alguns anos e quando Cosette está prestes a anunciar os seus votos como freira, implora ao pai que se mudemali, alegando querer conhecer o mundo além daqueles portões. Contrariado, mas pensando na felicidade de sua filha, Valjean aceita o seu pedido e se mudam para uma casa longe dali.
Na nova casa, Valjean adota a identidade de Lafitte, e passa a ajudar aos pobres e a dedicar-se à caridade. Cosette está sempre acompanhada do pai e num passeio se apaixona por um estudante que faz um discursorevolucionário, contrário às atitudes do rei que não cumpre suas promessas ao povo. Esse estudante é Marius Pontmercy, e é observado de perto por Javert, a fim de sondar os planos dos revolucionários contra o rei.
Enquanto Cosette e Marius encontram-se às escondidas, estreitando fortemente os seus laços de amor, ele é seguido por um guarda infiltrado a mando de Javert e este resolve contar ao pai da moça...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha os miseraveis
  • RESENHA OS MISERAVEIS
  • Resenha os miseráveis
  • Resenha de Os miseráveis
  • Os miseráveis resenha
  • resenha os miseraveis
  • Resenha Os Miseráveis
  • Resenha Os miseráveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!