Resenha Organização e Gestão da Escola A Escola como Organização de Trabalho e Lugar de Aprendizagem do Professor

Páginas: 5 (1152 palavras) Publicado: 22 de maio de 2014
Universidade Federal de Alagoas






Jairo Damasceno Filho




Resenha
Organização e Gestão da Escola
1º Capítulo - A Escola como Organização de Trabalho e Lugar de Aprendizagem do Professor











Arapiraca
2014
Jairo Damasceno Filho









Resenha
Organização e Gestão da Escola
1º Capítulo - A Escola como Organização de Trabalho e Lugar deAprendizagem do Professor




Resenha apresentada ao Curso de Educação Física sob orientação da professora Adriana Cavalcanti dos Santos como um dos pré-requisitos para a avaliação da disciplina de Projeto pedagógico, Organização e Gestão do Trabalho Escolar.




Arapiraca
2014
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 5. ed. rev. e ampl., Goiânia: EditoraAlternativa, 2004.
José Carlos Libâneo nasceu em Angatuba, cidade do interior do estado de São Paulo, no ano de 1945 e cursou o ensino fundamental e médio no Seminário Diocesano de Sorocaba (SP). Graduou-se em filosofia na PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), em 1966. Em 1984 tornou-se “MESTRE” da educação escolar brasileira e “DOUTOR” em educação, posteriormente.
O livro “Organizaçãoe Gestão da Escola - Teoria e Prática" de José Carlos Libâneo, nos quatro primeiros capítulos discutem os objetivos, funções e critérios de qualificação das escolas e da situação do professor quanto profissional.
O autor inicia o capítulo 1º com uma abordagem onde nos informa que em estudos recentes sobre o sistema escolar e as políticas educacionais o ponto central da discursão é que a escolatorne-se uma unidade básica e um espaço de realizações dos objetos e metas do sistema educativo. Ou seja, que os objetos (alunos) se realizem com receptores do aprendizado e detentores do saber, mas o que torna isso um utopia são as metas que podemos dizer que esse aluno terá em certo momento de sua vida escola a chamada aprovação automática, pois a meta do governo não é uma realidade satisfatória,mas sim números algo positivos para os órgãos internacionais.
[...] A escola como objeto de estudo não é devido somente à sua importância cultural, mas também, pelas estratégias de modernização e de busca de eficácia do sistema educativo. (p. 29). Quando se há um estudo e um interesse no crescimento na qualidade de ensino, capacitação e valorização dos docentes são e serão visível umdesenvolvimento intelectual e humano em relações a sociedade, família e econômica no âmbito do trabalho do povo, quando uma verdadeira importância for dada a educação e ñ ficar somente e estudos e metas falsas a evolução educativa dará um grande salto para um crescimento verdadeiro de evolução de mentes.
A globalização quando bem utilizada em sala de aula vem a ser uma grande ferramenta para umaaprendizagem de qualidade, mas quando a mesma não chega à escola ou a uma visão de sala de aula sem referência à estrutura social mais ampla resulta em análises incompletas e parcializadas.
A gestão centrada na escola
Há pelo ao menos duas maneiras de gestão centrada na escola.
1. Conforme o ideário neoliberal, que coloca a escola como centro das políticas, o que significa liberar boa parte dasresponsabilidades do Estado, dentro da lógica do mercado, deixando às comunidades e às escolas a iniciativa de planejar, organizar e avaliar os serviços educacionais.
2. Na perspectiva sociocrítica significa valorizar as ações concretas dos profissionais na escola, decorrentes de sua iniciativa, de seus interesses, de sua participação, dentro do contexto sociocultural da escola, em função do interessepúblico dos serviços educacionais prestados sem, com isso, desobrigar o Estado de suas responsabilidades. A escola é vista como um espaço educativo, uma comunidade de aprendizagem construída pelos seus componentes, um lugar em que os profissionais podem decidir sobre seu trabalho e aprender mais sobre sua profissão.
A organização da escola como prática educativa
O estilo de gestão adotado pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO DE TRABALHO E LUGAR DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR
  • A escola como organização de trabalho e lugar de aprendizagem do professor
  • Organização e gestão do trabalho pedagógico na escola
  • GESTAO DEMOCRATICA E ORGANIZACAO DA ESCOLA
  • O sistema de organização e gestão da escola
  • O sistema de organização e gestão da escola
  • O sistema de organização e gestão da escola
  • Organizaçao e Gestão da escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!