Resenha: odelo de expansão da educação superior no Brasil: predomínio privado/Mercantil e desafio para regulação e a formação universitária

1029 palavras 5 páginas
Instituição de Educação Superior de Brasília – IESB
Resenha de texto: Modelo de expansão da educação superior no Brasil: predomínio privado/Mercantil e desafio para regulação e a formação universitária.
Podemos observar que no título ¨ Modelo de expansão da educação superior no Brasil: predomínio privado/Mercantil e desafio para regulação e a formação universitária de Valdemar Sguissardi¨, ele trás vários cenários de diferentes autores à respeito do tema e a partir da idéia de Marx e Engels, ele aponta diversos pontos de vista.
Com base no texto e em tabelas percebemos o quanto cresce o número de Instituições de Ensino Superior privadas e matrículas em todo o Brasil, principalmente após a década de 80 do século passado. Segundo o autor a educação superior começou a ser vista como ¨Grandes fundos de Investimento¨, principalmente quando temos a presença de grandes grupos internacionais que compram as instituições menores que passam por momentos de dificuldade e acaba homogeneizando a administração das instituições de ensino.
O mercado educacional vem crescendo consideravelmente, com rendimentos que chegam a quantia de quinze bilhões de reais por ano e com isso as IES (Instituições de Educação Superior) passaram a ser objeto desejado por investidores, e isso faz com que surjam novas IES, porém nem todas conseguem se firmar e abrem espaço para os grandes grupos internacionais comprarem ou agregarem às suas instituições já existentes.
Como o mercado de educação superior teve um grande crescimento, o Ministério da Educação não consegue acompanhar o crescimento e o surgimento de novas IES, ficando elas sem uma boa avaliação e ou com credenciamentos ultrapassados ou sem credenciamento.
Com a falta de cobrança/acompanhamento do estado, as instituições particulares vem perdendo o foco inicial da educação que é a busca do conhecimento e formação não só acadêmica mas social.
Temos que tomar cuidado para não encarar o aparecimento de novas IES como algo negativo,

Relacionados

  • Economia monetaria
    213443 palavras | 854 páginas
  • BITTAR Eduardo C
    395451 palavras | 1582 páginas