Resenha não nascemos prontos capitulos resgnação como cumplicidade-os dentes do tempo-janus a espreita

415 palavras 2 páginas
Resenha de Não Nascemos Prontos
O livro “não nascemos prontos” de Mário Sérgio Cortella conduz o leitor a inúmeras reflexões do cotidiano. Essas reflexões nos levam a pensar o porquê das coisas, das pessoas, dos costumes, do senso-comum da sociedade.
No capítulo a resignação como cumplicidade, o mentor abre um discurso da decadência da sociedade que é caracterizado pela acomodação e pela espera desalentada. O mesmo pode acontecer em um empreendimento quando o mesmo correr riscos de entrar em falência, ou supostamente está à beira do acontecimento. Não se deve esperar o pior acontecer, não se pode ir adiante da situação, o administrador não pode aceitar o fracasso, como diz Peter Ducker a causa mais comum do fracasso do gerente é a incapacidade ou a falta de vontade de mudar diante das exigências de uma nova posição, ele tem que buscar soluções imediatas, ele tem que meter a mão na massa, para que nesse caso a empresa venha a sair de tais problemas.
No capítulo os dentes do tempo, o escritor diz que o tempo devora certezas, materialidades, expressões, relações e anuncia rupturas e esquecimentos. Fora desse contexto, o autor revela que há uma década e meia atrás, as pessoas eram selecionadas em um emprego se as mesmas tivessem o diploma do curso de datilografia. O que não é diferente agora, pois para uma pessoa estar inserida no mercado do trabalho é necessário que tenha um bom currículo, uma boa carga horária de cursos variados, que ela fale outro idioma fluente, etc. O mercado exige muito do profissional para que ele se recicle que se renove, para que seja curioso, que seja proativo e consequentemente, que ele possa somar para a empresa.
No capítulo Janus à Espreita, é mostrado à importância dos valores de promover a sinceridade das relações interpessoais, de fortalecer a lealdade e a fidelidade. Levando isso para o campo administrativo, é imprescindível que o grupo esteja interagido e que tenham um relacionamento saudável e sincero, para que haja um bom

Relacionados