Resenha Navarro E Ploeg

903 palavras 4 páginas
NAVARRO, Zander. et al. Sete teses sobre o mundo rural brasileiro. Revista de Politica Agrícola, Brasília, ano 22, n. 2, abr/mai/jun 2013. p. 105-121. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/politica-agricola/publicacoes/revista-de-politica-agricola>. Acesso em: 05/04/15.
VAN DER PLOEG, Jan Douwe. Sete teses sobre a agricultura camponesa. In: PETERSEN, Paulo. (Org.) Agricultura familiar camponesa na construção do futuro. Rio de Janeiro: AS-PTA. 2009. p. 17-31. Disponível em: <http://www.agriculturesnetwork.org/magazines/brazil/especial/sete-teses-sobre-a-agricultura-camponesa/at_download/article_pdf>. Acesso em: 05/04/15.

Nas obras Sete teses sobre o mundo rural e Sete teses sobre a agricultura camponesa de Navarro e Ploeg, respectivamente, são apresentadas teses, sete em ambas as obras, que servem de referência para discutir e identificar os principais pontos do momento atual no que respeita ao chamado “mundo rural” como nomeia Navarro. Apesar de as obras tratarem do “mundo rural”, elas têm perspectivas e análises de objetos distintamente específicos. O trabalho de Navarro têm os limites das fronteiras nacionais, ou seja, o autor discute questões que respeitam à agropecuária e as regiões rurais brasileiras. Não há no trabalho de Ploeg, por sua vez, esse recorte territorial, o autor discute questões pertinentes à agricultura mundial, em especial a condição camponesa inserida nesse processo. Para iniciar o debate Navarro tem o cuidado de situar historicamente o leitor, para isso faz algumas observações sobre três aspectos importantes para o entendimento das teses que serão apresentadas. Ele nos propõe elementos de contextualização sobre quando, quem e sobre como se deu o processo de transformações apontadas em suas teses. Ele afirma que o atual momento vivido teve sua gênese nos anos 60 com a oferta de crédito rural subsidiado e a modernização do modelo de agricultura, inspirado claramente nas experiências norte-americanas. No que respeita aos atores

Relacionados

  • agricultura familiar camponesa construindo o futuro
    69058 palavras | 277 páginas
  • Os impactos do agronegocio dos agrocombustíveis sobre o campesinato em Goiás
    80048 palavras | 321 páginas
  • Ciências
    43967 palavras | 176 páginas