RESENHA: NARRADORES DE JAVÉ

514 palavras 3 páginas
RESENHA: NARRADORES DE JAVÉ
Narradores de Javé é um filme brasileiro do ano de 2003, que conta a história dos moradores do vilarejo Vale de Javé e o drama da população local que com a construção de uma represa acarretará o alagamento de toda a cidade. E na intensão de impedir que isso ocorra os moradores tem a de provar que a localidade possui um valor histórico a ser preservado.
O fato é que Para isso, precisam colocar por escrito os fatos que só são contados de boca a boca, de geração por geração, porem a maioria da população é analfabeta e para fazer o documento a população recorre a o ex-funcionário dos Correios da cidade. Um homem banido por todos, por que para evitar que o posto de correios do lugar seja fechado começa a escrever cartas para pessoas de outras cidades e conhecidos seus, contando mentiras e calúnias dos habitantes da cidade, para poder assim gerar movimento na agência, e evitar o fechamento.
Nesse contexto, o filme aborda diversos temas como, a formação cultural de um povo; crenças; valores; história, verdade e invenção; heranças históricas; confronto entre o progresso e as tradições e historias do vilarejo. Pois é pelas lendas e contos, que contribuem para a formação cultural de uma população, mudando a maneira de viver de determinadas pessoas na sua moral ou em seus hábitos, costumes e pela linguagem regionalista.
Ao final do filme, o livro com a grande história de Javé não foi escrito. Com a construção da represa, a cidade acabou sendo destruída pela modernidade e seus moradores assistiram à destruição do local, a memória, a cultura e os seus antepassados. Embora tenha buscado fazer o registro para que suas memórias não ficassem perdidas não conseguiram, mesmo com a vontade de lutar para ficar na sua terra o filme nos mostra que muitas vezes a história e tradição não são suficientes para o progresso, do avanço tecnológico.
A construção de hidrelétricas e consequentemente suas barragens e lagos causam diversos impactos sociais e

Relacionados