Resenha "narradore de Javé"

421 palavras 2 páginas
BACHARELADO EM DIREIRO
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
PROF.ª
DATA: 24/03/2014

Narradores de Javé: Histórias do Povo

Filme Narradores de Javé, Ano de Lançamento (Brasil): 2003, Estúdio: Bananeira Filmes / Gullane Filmes / Laterit Productions, Distribuição: Riofilme, Direção: Eliane Caffé, Roteiro: Luiz Alberto de Abreu e Eliane Caffé, Produção: Vânia Catani

Eliane Caffé natural de São Paulo nascida em 1961 iniciou sua carreira com três filmes de curta metragem que são: O Nariz, Arabesco e Caligrama. Narradores de Javé (2003) é seu segundo filme longa metragem com cineasta. Seu primeiro longa metragem é Kenoma (1997). Recebeu vários prêmios dentre eles no Cine PE, 2003 Melhor filme, Melhor Direção, Melhor montagem, som, ator, atriz, ator e atriz coadjuvante, Prêmio da crítica (melhor filme) e Prêmio Gilberto Freire, por Narradores de Javé.
O filme relata a historia de um pequeno vilarejo chamado Vale do Javé, que se encontrava em uma embace, pois iriam construir uma represa exatamente onde esta localizada a cidade, todos os moradores estavam em choque, pois não queriam ter que abandonar o vilarejo. Então tiveram a idéia de tornar o vilarejo um patrimônio histórico, mas para que isso fosse possível eles teriam que escrever um livro “documento cientifico” contando a historia da cidade na qual os próprios moradores teriam de contar a história.
Como a maioria da população era analfabeta tiveram que chamar o único morador que poderia redigir a história, ele se chamava Antonio Biá muito conhecido por inventa mentiras para não perder seu emprego de carteiro. Biá começou a ouvir os moradores de Javé, ouviu todas as historias em varias versões diferentes e por ter dificuldade em assimilar as histórias e transcrevê-las não pode escrever o livro com a história de Javé.
Durante todo o filme percebemos muito o uso do conhecimento empírico, principalmente quando os moradores começam a relatar as histórias de Javé, todos de certa forma querem está presentes na

Relacionados