Resenha_MORIN. Edgar. Por um pensamento ecológico. In: CASTRO, Edna. Faces do trópico úmido. Conceitos e questões sobre desenvolvimento e meio ambiente. Belém: UFPA, NAEA; CEJUP, 1997.

1152 palavras 5 páginas
RESENHA
IDENTIFICAÇÃO DA OBRA
MORIN. Edgar. Por um pensamento ecológico. In: CASTRO, Edna. Faces do trópico úmido. Conceitos e questões sobre desenvolvimento e meio ambiente. Belém: UFPA, NAEA; CEJUP, 1997.
APRESENTAÇÃO DO ARTIGO
O artigo constrói argumentos de que o pensamento ecológico é uma via de acesso muito importante para o pensamento complexo e vice-versa e propõe o paradigma auto-eco-organizador, como cerne da proposta para uma nova sociabilidade que supere o impasse entre a conservação da natureza e da sociedade e o desenvolvimento tecnológico, passando necessariamente pelo cotidiano da vida cotidiana.
ESTRUTURA DO ARTIGO
Trata-se de um artigo de 25 páginas dividido em quatro sessões. A primeira sessão aborda os temas: ciência da ecologia, pensamento ecológico e movimento ecológico; a segunda sessão aborda – o homem está na natureza; a natureza está no homem. Uma revolução do pensamento; a terceira sessão trata da ecologia da ação, ecologia da política e a última é sobre a vida das idéias.
CONTEÚDO DO ARTIGO
Ciência da ecologia, pensamento ecológico e movimento ecológico
O autor demarca a diferença entre ciência e ecologia, pensamento ecológico e movimento ecológico. A ciência da ecologia nasceu no final do século XIX em torno da noção de ecossistema, que diz, com efeito, que, além de um certo limite, a degradação da natureza é a degradação da vida humana, prosseguindo, esclarece o que movimento ecológico nasceu do encontro entre ciência ecológica e o movimento neonaturalista, inicialmente com um caráter profético apocalíptico da catástrofe ambiental “a morte do oceano” entre outros, seguido do estágio do mito do crescimento zero em decorrência do relatório do Clube de Roma e finalmente com a hipótese Gaia, elaborada pelos cientistas que levaram a sério a idéia da existência de regulações espontâneas e intrínsecas na biosfera, encerrando a sessão o autor afirma que o pensamento ecológico, baseia-se em certos resultados da ciência ecológica e

Relacionados