Resenha Miopia em Marketing e Marketing 3.0

991 palavras 4 páginas
Em análise do 1º capítulo do livro Administração de Marketing, dos autores Philip Kotler e Kevin Lene Keller, observaram-se vários conceitos iniciantes a respeito do marketing, demonstrando exemplos de grandes empresas, sempre fazendo sua relação com os vários tipos de mercados/consumidores, e sociedade.
Essa primeira parte inicial da obra é bem abrangente e já mostra ser um livro bem completo no assunto. Não é atoa que ela é conhecida como “A Bíblia do Marketing”, pois discute desde os primeiros conceitos com relação a este tema, até um “Marketing para o século XXI”, ou seja, um novo propósito para atualidade. Mas, acredito que o marketing 3.0 – Assunto que abordarei no decorrer desta resenha - seja mais adequado para o propósito em questão.
Um fator interessante, e polemico a meu ver, é que os autores sempre remetem ao “Profissional de Marketing”, relacionando dessa forma, e fazendo compreender que, apenas profissionais desta área deveriam atuar neste segmento. Tal conclusão é observada a seguir
Os profissionais de marketing são treinados para estimular a demanda pelos produtos de uma empresa (...). Assim como os profissionais de produção e logística são responsáveis por gerenciar o suprimento, os profissionais de marketing são responsáveis por gerenciar a demanda (...) (KOTLER E KELLER, 2006, p.4).
Ora, este é um assunto que me chamou bastante atenção devido, posteriormente, ser abordado a questão do Marketing Holístico – Uma das orientações do marketing, em que todos possuem sua importância dentro da empresa – sendo o ponto em que o autor se contradiz nesse sentido. É observado, positivamente, que “A Bíblia do Marketing” faz vários links com demais autores da área, se tornando um livro mais abrangente e completo.
Outro ponto que não poderia deixar de ser citado, chegando até ser um absurdo, é a afirmação de que Muitos países privatizaram suas empresas estatais para aumentar sua eficiência (...) (KOTLER e KELLER, 2006, p. 12). Não entrarei afundo na questão

Relacionados

  • Plano de ensino
    1483 palavras | 6 páginas
  • Mídias sociais: perspectivas, tendências e reflexões
    52709 palavras | 211 páginas
  • gramatica
    460168 palavras | 1841 páginas
  • Barao Do Rio Branco 100 Anos De Memoria
    293205 palavras | 1173 páginas