Resenha - Metodologia do Trabalho Científico

Páginas: 7 (1720 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2013
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23ª ed. rev. e atualizada - São Paulo: Cortez, 2007.

Uma ferramenta para ajudar o ingressante na universidade a entender a vida acadêmica. É assim que pode ser definida a obra Metodologia do Trabalho Científico, na qual Severino apresenta as técnicas de aprendizagem educacionais, cuja meta é propiciar um bom desenvolvimentodurante a formação acadêmica, que somente se tornará possível com a dedicação do estudante ao se empenhar nos seus estudos, aproveitando ao máximo o conteúdo repassado pelos professores e todo material didático oferecido pela instituição de ensino, adquirindo ao longo do curso costumes que facilitem seu processo acadêmico.
O assunto é abordado ao longo dos capítulos I e II, nos quais o autor tratasobre a questão do ingressante em uma universidade. O aluno precisa assumir o compromisso com aquilo que escolheu como profissão, absorvendo os conteúdos para formação de verdadeiros profissionais aplicados, dedicando-se à leitura, praticando a escrita, aproveitando os debates em sala de aula para o seu aperfeiçoamento, todavia não havendo interesse da parte do ingressante, compromete seu processode desenvolvimento fazendo-o perder sua eficácia.
O autor coloca que o conhecimento se adquire pela participação ativa do aluno em sala de aula, quando este exerce a prática da pesquisa, absorvendo todo o conhecimento repassado pelo professor que também a utiliza para ensinar eficazmente. O ensino superior prepara não somente um profissional, mas um cidadão consciente dos seus direitos e deveres,e da sua importância na sociedade, e nisso está o papel fundamental da Universidade em construir pesquisadores, através do ensino e da pesquisa investindo no seu desenvolvimento ao longo e após a conclusão do curso. Porém existem em nosso país universidades despreparadas quanto à prática da pesquisa, profissionalizando apenas com informações ou técnicas, gerando assim um grande engano profissionalque tomou conta do ensino superior no Brasil, não desenvolvendo profissionais adequados para o mercado atual que exige a capacidade de resolver os problemas, com criatividade e riqueza de iniciativas diante das situações encontradas. Infelizmente o ensino superior desta maneira não está cumprindo nenhuma de suas atribuições essenciais, conduzindo-se ao fracasso. A grande causa desta ineficáciatem a ver com a visão distorcida e inadequada de lidar com o conhecimento, que é tratado como se fosse uma mercadoria e não um processo de conhecimento. A questão da pesquisa na formação universitária é uma atitude investigativa, não que a Faculdade se torne em Instituto de pesquisa e sim, que a qualidade de ensino seja expandida, deste modo muito mais produtivo do que milhões de ouvintes passivos,que pouco ou nada vão aproveitar o que estão ouvindo.
Ao iniciar o curso superior, o estudante irá se deparar com novas regras para elaboração de seus trabalhos acadêmicos. É necessário salientar que é de sua total responsabilidade obter resultados satisfatórios, aplicando-se, buscando conteúdos, utilizando os recursos institucionais como a biblioteca, exigindo assim, uma atitude crítica erigorosa em relação aos seus estudos. “A aprendizagem, em nível universitário, só se realiza mediante o esforço individualizado e autônomo do aluno”. (SEVERINO, 2007, p.38).
Para que o estudante inicie o trabalho prático faz-se necessário o estudo da teoria, aprendida em sala de aula e por meio dos materiais didáticos (bibliográficos), tendo que administrar esses recursos de forma pessoal,analisando-os para desenvolver seus estudos. Este possui à sua disposição um acervo de livros disponibilizados na biblioteca da instituição de ensino, bem como o acesso a materiais publicados na internet. Aconselha-se que busque como alicerce textos básicos, como dicionário, textos introdutórios e de história, revistas e obras específicas à sua área de estudo, sendo seu objetivo servir de introdução para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha metodologia do trabalho cientifico
  • Resenha metodologia do trabalho científico
  • Resenha de metodologia do trabalho cientifico
  • Resenha de Metodologia do Trabalho Científico
  • SUELI LIMA RESENHA CRITICA METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO
  • Trabalho metodologia do trabalho científico
  • trabalho de metodologia do trabalho cientifico
  • Metodologia do trabalho cientifico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!