RESENHA Metadesign: Abstração e Diagrama

528 palavras 3 páginas
Metadesign: Abstração e Diagrama

No livro Metadesign: Ferramentas, estratégias e ética para a complexidade, foram abordados descrições sobre os significados de Abstração e Diagrama em seus respectivos capítulos, a fim fundamentar o que se apresenta como Metadesign. Dessa maneira o autor atribui alguns tópicos que possam explicar os níveis existentes dentro de uma escala da complexidade, a qual pode ser compreendida em camadas ou níveis, visto que cada camada apoia-se sobre uma camada anterior.
Dentro desse contexto há ainda uma definição de acordo com a relação entre a complexidade e números de conjuntos que constituem um artefato, onde um objeto menor possui menos entidades em sua composição do que um objeto complexo, que possui um nível mais alto, dessa maneira tornasse possível organizar/agrupas os objetos de acordo com suas características similares e em virtude de sua funcionalidade. Durante o texto o autor aborda a entidade abstrata, servindo de referencia para a construção, avaliação e controle das entidades, caracterizando um modelo resultante das ontologias, sendo esta uma parte integrada a Ecologia Humana, de maneira que faz parte de uma alusão a algo concreto entre a representação e realidade.
De acordo com o capítulo abordado a complexidade é, ao mesmo tempo, concreta e abstrata, que para projetá-la são necessários diagramas, com o seu uso torna-se possível verificar o arranjo de conexões, entender um modelo ou realidade. Permitem também a identificação de processos repetitivos, as relações de dependência e organizações de sistemas que com a utilização de gráficos configuram arranjos e coordenam um conjunto de informações tornando o seu significado mais acessível a percepção e a memória, mesmo que sua compreensão não compareça a todo momento a cognição do operador, designer, gerente ou operário. Sendo assim o diagrama pode ser verificado através de representações construídas e operadas como máquinas, consistindo por conexões entre caixas

Relacionados