Resenha Metáfora da Máquina

Páginas: 4 (759 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2014
RESENHA: IMAGENS DA ORGANIZAÇÃO – GARETH MORGAN
CAPÍTULO 02: A MECANIZAÇÃO ASSUME o COMANDO: As Organizações Vistas como Máquinas.


Pensar em organizações como máquinas, é enxergá-las comoracionais e estruturadas onde tudo caminha para um objetivo e, por essa razão, toda a organização funciona em torno de um sistema extremamente planejado.
A teoria da máquina trouxe muitos benefíciospara a Administração como um todo e também para as organizações, já que aumentou a capacidade de produção. Porém por ser muito rígida, apresenta aspectos negativos, uma vez que humanos não sãomecanizados e podem tentar quebrar essa rigidez.
Esse alto grau de controle define muito bem as organizações burocráticas, onde as regras e normas são totalmente racionais e previsíveis, assim como umamáquina. Porém a burocracia atinge de certo modo todas as empresas e o nosso dia-a-dia também. Por vezes mecanizamos rotinas diárias com o intuito de facilitar a forma como as nossas tarefas diáriassão realizadas.
O modelo burocrático é muito atraente do ponto de vista de controle, uma vez que a organização tem a força de trabalho dedicada e submissa, a operação da mesma será eficiente,previsível e lógica, mas gera impactos negativos, pois não abre espaço para inovação. O que pode e o que não pode ser feito já estão muito bem definidos.
Weber foi um dos primeiros teóricos organizacionais ecomo sociólogo ele se preocupou com as conseqüências sociais da burocratização e seu efeito no lado humano da sociedade. Ele percebeu que a burocracia tinha a capacidade de mecanizar todos osaspectos humanos, o que acaba com a capacidade de pensar, de ser espontâneo, fato que também contribui para minar organizações mais democráticas.
Outros teóricos contribuíram para o que conhecemos como“teoria clássica da administração”. Diferente de Weber defenderam a burocratização e se dedicaram a identificar princípios e métodos para que esse tipo de organização fosse possível. Vários desses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metafora da maquina resenha
  • Metáfora da maquina
  • metafora como maquina
  • GRUPO 6 ADM 1BN CMA RESENHA CAPITULO 2 METAFORA DA MAQUINA
  • Forças e limitações da metáfora da máquina
  • Resenha a maquina
  • Resenha: A máquina Newtoniana
  • Resenha do filme O Homem e a Máquina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!