Resenha medicalização da infancia

Páginas: 3 (509 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
[pic]













Resenha do texto:
A medicalização da infância: um mercado em expansão








Raissa Figueiredo Mariano












18 de Outubro de 2010.O texto trabalhado para a construção deste tem como foco principal a banalização do diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade que está relacionada com o interesse domercado farmacêutico. Mesmo entre os profissionais da área existe tal fato, o que deixa uma grande preocupação nos institutos responsáveis.
Crianças em todo mundo são diagnosticadas com TDAH levando-se,somente, em conta reclamações por parte de pais e professores, sem um estudo mais profundo na vida da criança. A falta de competência, conhecimento e interesse por parte dos profissionais envolvidosfaz com que crianças acabem sendo tratada diretamente com psicoestimulantes, muitas vezes sem absoluta necessidade, podendo alternar o uso de remédios pro acompanhamentos de um profissional juntamentecom os pais e a equipe pedagógica da escola.
Entretanto sabe-se que o uso de remédio resolveria com mais facilidade e praticidade o comportamento da criança, tal razão faz com os pais seinteressam mais pelo uso de remédio do que um tratamento de sessões de terapia com um profissional, que poderia ser muito mais demorado e que precisaria do apoio do meio em que vive a criança. O própriomundo em que vivemos, sempre cobrando rapidez e eficiência a todo instante de toda a população, faz com que os pais queiram o tratamento mais rápido, paciência não é uma das virtudes da sociedade naatualidade. Toda essa exarcebada correria do dia-a-dia pode muitas vezes ser a grande causa de toda essa dificuldade que a criança tem em se focar em algo, manter-se concentrado na professora ou na tarefada sala de aula, em manter-se quieto dentro de casa ou ate passar horas e horas brincando, vendo desenho. O próprio meio em que a criança vive faz com que ela tenha esse comportamento alterado, fora...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Infância
  • RESENHA Carta de Medicalização da Vida
  • MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA
  • A vigilancia punitiva a postura dos educadores na patoligização e medicalização da infancia
  • Resenha do texto A DESCOBERTA DA INFÂNCIA
  • Resenha do filme "A Invenção da Infância
  • resenha a invenção da infância
  • resenha 1° infancia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!