Resenha_Marx

792 palavras 4 páginas
Resenha: Karl Marx e o conflito social
Karl Marx (1818-1883) foi o mais famoso pensador revolucionário do século XX e junto com Friedrich Engels (1820-1895) escreveu O Manifesto Comunista, cuja obra faz uma análise do funcionamento e evolução do capitalismo. Para solucionar o problema da desigualdade e exploração existente na sociedade capitalista, Marx propunha o Comunismo, um sistema econômico e social baseado na propriedade coletiva dos bens e na igual distribuição de riquezas, uma antítese do capitalismo. Para isso seria necessário a tomada do poder pelo proletariado, abolindo a propriedade privada dos meios de produção e consequentemente estabelecendo a igualdade social e econômica entre as pessoas. Marx enfatiza que o Socialismo é a primeira etapa desta revolução proletária, ainda com a presença do Estado para proteger os interesses dos trabalhadores dos inimigos capitalistas, culminando posteriormente na extinção da figura do Estado na sociedade.
Para Marx, as relações de produção e a sua materialidade são determinantes nas relações sociais. Os valores culturais, modelos familiares, leis, religião e políticas são aspectos cuja explicação está no colapso de diferentes modos de produção, partindo do princípio de que a estrutura da sociedade reflete a forma como os homens organizam a produção social de seus bens, que engloba dois fatores básicos: as forças produtivas e as relações de produção.
As forças produtivas constituem as condições materiais de toda a produção. As relações de produção são as formas pelas quais os homens se organizam para executar a atividade produtiva. Essas relações se referem às diversas maneiras pelas quais são apropriados e distribuídos os elementos envolvidos no processo de trabalho: os trabalhadores, as matérias primas, os instrumentos e as técnicas de trabalho e o produto final. Assim, as relações de produção podem ser: primitivas (coletora, predatória), escravistas (como na antiguidade), servis (como na Europa feudal),

Relacionados