RESENHA MARTIS ELISEU

1091 palavras 5 páginas
MARTINS, Eliseu. Manual de contabilidade Societária: Aplicavel a todas as sociedades de acordo com as Normas Internacionais e CPC.. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

O Manual de contabilidade Societária, de Eliseu Martins, aborda a temática da contabilidade, sobretudo no que diz respeito à sua aplicação dentro das normas internacionais. Um dos temas retratados nesse livro é Material Direto (MD), que segundo o autor, é formado pelas matérias-primas, embalagens, componentes adquiridos prontos e outros materiais utilizados no processo de fabricação, que podem ser associados diretamente aos produtos.
O texto está divididos em 6 tópicos, sendo: Objetivos do capítulo, avaliação de materiais diretos: principais critérios, critérios para avaliação de estoque, classificação ABC de estoques de materiais diretos, programação de compras e estoques de materiais diretos, política do lote econômico de compras. Os tópicos enfatizam como gerenciar problemas relacionados à avaliação, controle e programação de materiais diretos.
O primeiro dos tópicos mencionados pelo autor, Objetivos do capítulo, tem como objetivo apresentar os principais aspectos relacionados à gestão de custos associados a materiais diretos. Nele, são discutidas as principais razões da gestão de custos de materiais diretos e os critérios empregados na avaliação de estoques e custos.
Em Avaliação de materiais diretos; principais critérios, Martins comenta sobre o sistema de inventário periódico, que para ele, é quando a empresa não mantém um controle contínuo dos estoques.
A equação: Consumo de material direto = Estoque inicial + compras – Estoque final.
Já no caso do sistema de inventário permanente, é quando existe controle contínuo da movimentação do estoque.
Para uma empresa que aplica sistema de inventário permanente, a apuração dos custos pode ser feita pela contagem e tabulação das requisições ao estoque ou ao almoxarifado. No entanto, uma empresa que controla seus estoques por meio de inventários

Relacionados

  • administraçao
    110649 palavras | 443 páginas