Resenha - lying - sam harris

894 palavras 4 páginas
Proposta de resenha da disciplina de Ética 1 referente ao livro Lying.

Lying é um pequeno livro escrito por Sam Harris onde o mesmo aborda um dos mais peculiares e consequentes comportamentos do ser humano, a mentira.
Por meio de uma linguagem acessível a qualquer leitor, o autor levanta questões como:
- É errado mentir?
- O que é uma mentira?
- Que tipos de mentiras existem?
- Seria justificável mentir em alguma situação?
Segundo o autor, mentir é enganar quando o outro espera por uma informação honesta e afirma que a mentira é algo tão comum que provavelmente não haverá um de nós que colocará a cabeça no travesseiro no fim do dia sem ter contado algumas mentiras, no entanto, as pessoas mentem por vários motivos como por exemplo, evitar constrangimento, exagerar feitos ou disfarçar um erro e muitos de nós usamos da mentira para com nossos amigos e familiares para poupar seus sentimentos.
Através de vários exemplos, Sam demonstra que apesar de imaginarmos que algumas de nossas mentiras não causam danos e que passam despercebidas, na maior parte dos casos as consequências fogem ao nosso controle e que no momento que consideramos nossa desonestidade do ponto de vista da pessoa para qual mentimos, nós nos sentiríamos traídos se a situação fosse contrária.
Por esse motivo podemos sim contar a verdade acima de tudo, mesmo que possamos parecer rudes de vez em quando, pois na verdade a intenção é ser honesto e amável, porque o propósito de falar a verdade não é ofender, nós simplesmente queremos que a pessoa tenha a mesma informação que nós temos e que gostaríamos de ter se estivéssemos na situação da outra pessoa.
O autor nos mostra que até mesmo as mentiras que têm como objetivo, poupar sentimentos das pessoas que amamos, chamadas pelo autor de White Lies(“Mentiras Brancas”), não são justificáveis.
Sendo essas mentiras, causadoras de danos que não podemos antecipar, pois esse tipo de mentira geralmente nega a realidade dos fatos o que leva a um falso

Relacionados

  • LIVRO DE PSICOLOGIA EVOLUCIONISTA
    168516 palavras | 675 páginas
  • a Historia e evoluçao dos hospitais
    185843 palavras | 744 páginas
  • Brics
    196068 palavras | 785 páginas