Resenha lutar com palavras

Páginas: 5 (1219 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Mylena Mattos Moreira Dias
Disciplina: Expressão oral e escrita
2° Período – Jornalismo
Professor: Anderson Souto

Produção textual em linguagem acessível.
Resenha acadêmica de Lutar com palavras – coesão e coerência de Irandé Antunes.

O livro Lutar com palavras – coesão e coerência de Irandé Antunes inicia o Primeiro capítulo - Estudo dalíngua, retratando um pouco de sua preocupação com relação às dificuldades encontradas pelos alunos para escrever com êxito um texto coeso. A autora ainda mostra algumas deficiências do ensino como, por exemplo, a pouca oportunidade de escrita prazerosa dos alunos, que se limita às aulas de redação, o uso da escrita como objetivo de disciplina e avaliação, levando os alunos a demonstrarem poucointeresse em desenvolver a escrita em qualquer outro momento de suas vidas, fazendo uma associação ruim. Outra insuficiência que ela aponta, é que além de escassas, as oportunidades de escrita são reduzidas a objetos imediatos da disciplina, tornando o ato de escrever apenas um treinamento, uma obrigação didática, culminando assim, na falta de interesse dos alunos em buscar opções variadas de escritasfora do ambiente escolar. Também ressalta a falta de planejamento e a revisão do que será escrito.
Dando continuidade ao capítulo, Irandé começa a abordar algumas questões, como por exemplo, “O que é o processo de escrever?”, “O texto, por quê?” e “O quê, no texto?”. De acordo com ela, é totalmente necessário que o processo de escrever seja entendido através de subtópicos, que primeiro vem comouma atividade de interação, relacionada ao autor e ao leitor que buscam transmitir e receber informações e conhecimentos, afinal não existe sentido em uma escrita sem destinatário. Depois, serve como atividade de cooperação onde os indivíduos envolvidos tem o objetivo de interpretar o sentido escrito/dito para atingir determinado leitor. Ainda como atividade de contextualizar, que é aquela ondequem escreve é influenciado por uma situação/momento, evento cultural ou espaço. Assim como o falar, escrever também é uma atividade necessariamente textual, pois precisa de frases que façam sentido e se conectem, ou seja, através da organização das palavras justapostas e estruturadas se dá o sentido ao discurso. Existe ainda a opção de vir como uma ação tematicamente orientada, que seria o simplesfato que todo texto deve ter sua ideia central e partindo daí será desenvolvida do início ao fim, levando o ponto final de conclusão. Neste mesmo capítulo, encontramos ainda, outras cinco atividades que o ato de escrever requer, como por exemplo, a intencionalmente definida, onde se escreve com uma intenção, um objetivo previamente definido. Define também como atividade que envolve especificidadeslinguísticas e pragmáticas. Já no oitavo processo, escrever é uma atividade manifestada em gêneros particulares de texto, ou seja, aquilo que caracteriza os gêneros textuais, tais como, declarações, notícias, cartas, etc. No nono, seria a intertextualidade, a possibilidade de retomar outros textos e ideias escritas por outra pessoa, isso torna a escrita algo não inteiramente original. E por fim,a interdependência da escrita com a leitura. Ambos são pré-requisitos que se completam para obter sucesso na prática da outra.
Após apresentar esses processos, Antunes aglomera nos capítulos dois, três e quatro o assunto da coesão, sendo eles respectivamente: A coesão do texto, Como se faz a coesão e Procedimentos e recursos da coesão.
Descreve a coesão como sendo o mecanismo capaz de unirtodos os elementos textuais afim de gerar sentido e criar a unidade do tema ao longo do discurso. Os elementos, por sua vez, são os recursos textuais que criam a relação de coesão através de reiteração, associação e conexões.
Entrando no capítulo 5 – Recursos da repetição, podemos dividir reiteração em duas partes: Repetição e substituição. Sendo a repetição a estratégia de voltar em tópicos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do livro lutar com palavras.
  • resenha do livro lutar com palavras
  • Lutar com palavras
  • Lutar com palavras 2
  • Resumo do Livro Lutar com Palavras
  • Lutar com palavras
  • resumo de lutar com palavras
  • Fichamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!