Resenha Livro A Prática da Reportagem

Páginas: 6 (1349 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2014
Elizabeth Alves de Souza
Resenha
A Prática da Reportagem
4ª Edição
Resenha Livro “A Prática de Reportagem”
Trabalho apresentado a Faculdade Boas Novas – pela aluna Elizabeth Alves de Souza, 2º período de Jornalismo, como parte das exigências da Disciplina Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa Jornalística, para obtenção de nota parcial.
Professor: Gerson Severo Dantas

RicardoKotscho.
Nascido no dia 16 de março de 1948 em São Paulo. Neto, pelo lado materno, de um popular jornalista alemão, de quem ele e o irmão, Ronaldo Kotscho, teriam herdado o talento, é pai também da jornalista Mariana Kotscho. Cursou, porém não concluiu o curso de Jornalismo e Radio e TV na escola de Comunicações e Artes, e Ciências Sociais, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, ambas naUniversidade de São Paulo. Tornou-se repórter aos 16 anos em jornais de bairros onde fazia anúncios de empregos, pois existiam grandes indústrias em Santo Amaro. Seu primeiro emprego como profissional foi no jornal Folha Santamarense e Santo Amaro, depois passou pela redação dos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil e nas revistas Isto É e Época, já na televisão pela TVGlobo, CNT, SBT e Rede Bandeirantes.
Em 1980, durante o governo de Figueiredo, foi condenado a um ano e quatro meses de prisão pelo II Tribunal de Alçada do Rio de Janeiro, pela publicação de uma revista na qual um juiz era apontado como amigo influente do pai de um traficante de drogas, mas conseguiu comprovar que a citação era baseada em declaração original do entrevistado ao jornal suíço NeueZurcher Zeitung, ainda assim foi condenado em ação proposta por aquele magistrado.
Por causa desse fato, se viu obrigado a virar correspondente na Alemanha, entre 1977 e 1978 e foi coordenador de imprensa das campanhas presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva em 1989, 1994 e 2002 e entre os anos de 2003 e 2004 foi Secretário de Imprensa da Presidência da República. Atualmente é comentarista doJornal da Record News e repórter especial da Revista Brasileiros.
Como escritor publicou 20 livros, entre eles os principais são: Do golpe ao Planalto – Uma vida de Repórter (Companhia de Letras, 2006), A Prática da Reportagem (Ática, 1986), Vida que segue (Escrita Fina, 2011), foi personagem principal do livro Lugar de repórter ainda é na Rua: O jornalismo de Ricardo Kotscho, dos jornalistasMauro Júnior e José Roberto de Ponto (Tinta Negra, 2010), também criador do blog Balaio do Kotscho.
Foi ganhador dos prêmios: Esso, em 1975, 76, 78 e 95; Herzog, 1981 e 83; Comunique-se, em 2010 e 2012; Top Blog, em 2009; Claudio Abramo, entre outros. Em 2008, foi um dos cinco jornalistas brasileiros contemplados com o Troféu Especial de Imprensa, da ONU.
Estrutura da Obra.
“A Prática daReportagem” da Editora Ática, 2000, Série Fundamentos, possui 77 Páginas e 08 capítulos (1.Uma opção de vida, 2.O dia-a-dia, 3.Coberturas, 4.Reportagem Investigativa, 5.Perfil, 6.Levantamento, 7.Drama Social e 8.Grande Reportagem) além de um Prefácio falando um pouco da história de Ricardo Kotscho..
No primeiro capítulo “Uma opção de vida”, Kotscho fala sobre sua profissão não como uma escolha, mas umavocação, você nasce jornalista. Na época da ditadura, devido à repressão e a censura, tornou-se ainda mais difícil exercer a função.
Passamos para o segundo capítulo “O dia-a-dia”, onde ele enfatiza que “lugar de repórter é na rua”, pois para quem almeja ser um bom profissional, não pode se acomodar as redações, deve buscar as notícias onde elas estiverem, pois elas são diferentes, mas todas temsua importância. O jornalista deve sim quando possível tomar uma posição dentro da notícia que escreve, porém, lembrando sempre de se por no lugar do seu leitor, buscando mostrar sempre novos acontecimentos não importa em que momento.
O terceiro capítulo vem falar sobre Coberturas Internacionais, como um jornalista pode se destacar no meio internacional, mas para isso precisa estar preparado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do livro “a prática da reportagem” – ricardo kotscho.
  • Resenha
  • Resenha do livro
  • Resenha sobre o livro A aventura da reportagem
  • Resenha livro "A Arte da Reportagem", de Igor Fuser
  • Resenha do livro introdução à prática psicoterapêutica
  • Resenha do livro peter drucker na prática
  • A Prática da Reportagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!