Resenha Livro a Arte da Guerra

Páginas: 5 (1206 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013


O livro a Arte da Guerra de Sun Tzu, apesar de ter sido escrito muitos anos atrás, (estima-se que tenha sido escrito 2500 anos atrás) continua ainda hoje a ser utilizado como base na área da estratégia.
Sun Tzu foi um general do exército chinês, que serviu entre 544 a 496 AC. O livro é composto de 13 capítulos, onde cada um deles é dedicado a uma estratégia de guerra.
O livro é umclássico do Planejamento Estratégico, pois, apesar de ser um tratado militar os conceitos são totalmente adaptáveis as empresas e os negócios atualmente.
Os conceitos do Planejamento Estratégico citados no livro são: Planejamento, Condução da Guerra, Estratégia Ofensiva, Poder de Defesa, Energia em Potência, Pontos fortes e fracos, Manobras, Nove variáveis táticas, Movimentação do Exército, Terreno, NoveRegiões, Ataques com fogo, Utilização de agentes secretos.
Planejamento: antes de iniciar uma ação temos que definir cinco aspectos: caminho, clima, terreno, liderança e disciplina.
Condução da Guerra: tem como objetivo minimizar o desgaste causado, devemos avaliar as consequências da guerra e enfatiza a rapidez e eficiência das ações.
Estratégia Ofensiva: vencer as batalhas mesmo sem lutar,devemos conhecer a
nós mesmos e ao nosso inimigo para vencer as batalhas.
O Poder da Defesa: a vitória está na adaptabilidade, a disposição do exército no terreno é de extrema importância.
Energia em Potência: são relevadas a força, a coordenação e organização do grupo e das ações.
Pontos Fortes e Fracos: conhecer muito bem os pontos fortes e fracos também fala a respeito de conservar aenergia e induzir o inimigo a utilizar a sua.
Manobras: organização no campo de batalha, manobras de combate, fatores fundamentais para alcançar o sucesso.
Nove Variáveis Táticas:
Não acampe em terrenos baixos;
Não ignore a diplomacia em terreno aberto;
Não permaneça em terreno desolado;
Em terreno fechado, planeie uma fuga;
Em situação desesperada, lute até a morte;
Há estradas que não devemser seguidas;
Há momentos em que não se deve capturar o inimigo;
Há cidades que não devem ser atacadas, territórios que não devem ser disputados;
Há ocasiões em que as ordens do comandante não devem ser seguidas.
Movimentações do Exército: aspectos chave da arte do guerreiro: físico, social e psicológico, manobras estratégicas do exército.
Terreno: novamente é destacada a adaptabilidade, sãocaracterizados os
tipos de terreno existentes e as formas mais adequadas de atuar em cada tipo.
Nove Regiões: a região de dispersão, a região leve, a região de contenda, a região de comunicação, a região de interseção, a região pesada, a região ruim, a região sitiada e a região de morte.
Ataques com Fogo: faz uma descrição dos cincos tipos de ataque: atear fogo às tropas inimigas; atear fogoàs suas provisões, queimar os seus transportes, queimar o seu arsenal e as suas vias de abastecimento.
Utilização de Agentes Secretos: a espionagem é utilizada como forma de reduzir os custos da guerra e são caracterizados os cinco tipos de espiões: espião local que é contratado entre a população da região em que são planejadas as operações, espião infiltrado que é contratado entre os oficiais deoutro exército, espião reverso que é um agente duplo, contratado entre os espiões inimigos, espião morto que é o que recebe a missão de levar informações falsas ao inimigo e o espião vivo que é o que vem e vai com informações.
Atualmente trabalho em uma empresa de médio porte, uma indústria de produtos médico-cirúrgicos.
Apesar de ser de médio porte, a empresa não possui estratégias bemdefinidas, pois por não ser um ramo muito competitivo a empresa acredita estar em uma zona de conforto.
Sem sombra de dúvida poderiam ser utilizados os ensinamentos deste livro e os fundamentos da estratégia para a melhoria da empresa, tornando-a muito mais competitiva no mercado e ganhando mais clientes.
Por exemplo, o primeiro princípio que é o Planejamento, na empresa não há um planejamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Livro a arte da guerra
  • Resenha do livro
  • Resenha do Livro A arte da Guerra
  • resenha do livro A arte de guerra
  • Resenha do livro a arte da guerra
  • Resenha do livro A Arte da Guerra
  • Resenha do Livro "A Arte da Guerra"
  • Resenha critica livro a arte da guerra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!