Resenha: Livro III de A República, Platão.

Páginas: 4 (754 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2014
Livro III de A República, Platão, Tradução de Carlos Alberto Nunes, 2ª. Edição, p.13-28, Belém: EDUFPA, 2002.
Livro X de A República, Platão, Tradução de Maria Helena da Rocha Pereira, 5º Edição,p451-500, Fundação Calouste Gulbenkian.
Poética, Aristóteles, Tradução de Eudoro de Souza, p.242-269, Porto Alegre: Globo, 1996.
Resenhado por Raquel Maia Ferreira Arvelos
O livro III de Arepública debate a função e o lugar do poeta na cidade idealizada por Platão. Qual é a função do poeta? Quais são suas influências na sociedade? Quais são as mudanças necessárias? O expulsaremos?! Essas eoutras questões são respondidas e debatidas durante o livro em cima dos diálogos socráticos.
A mímeses, (uma concepção platônica), é a imitação das ações da natureza. Esse imitar é cópia, representação.O filósofo acreditava que a cidade perfeita seria a que tomasse como base a epistemologia, tendo como governantes, os filósofos.
A cidade não poderia sofrer influências da mímeses, por doismotivos: Primeiro, filosófico/epistemológico, a incapacidade das atividades miméticas de ultrapassar o campo da verossimilhança; e o segundo, de ordem ética, acredita-se que as emoções interferem nas açõesdo homem, na formação do cidadão, sendo a catarse desestabilizadora.
O poeta Homero escrevia histórias de guerras que ele não tinha presenciado, e por não ter vivenciado os fatos, não poderiaatribuir-lhe um caráter verdadeiro, sendo essas histórias geradoras de conhecimentos aparentes, já que são frutos de mera aparência.
“Daí precisarmos acabar com essas histórias que podem deixar nossosjovens levianos e maus” 1, e como acabar com essas histórias ou com esse tipo de que se usa para contar essas histórias? A resposta seria um poeta que tivesse controle sobre suas paixões? “Para nossouso, teremos de recorrer a um poeta ou contador de histórias mais austero e menos divertido, que corresponda aos nossos desígnios, só imite o estilo moderado e se restrinja na sua exposição a copiar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha do livro a republica de platão
  • Resenha Platão Livro I A república
  • Resenha Livro I
  • Resenha do livro A Republica de Platao, 4 paginas
  • A Republica de Platão
  • Livro X
  • republica de platao
  • Resumo do Livro "A república" de Platão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!