Resenha livro 1964 - O Golpe

Páginas: 7 (1541 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Resenha do livro “1964 – O golpe”

TAVARES, Flávio. 1964: O golpe. 1ª ed. Porto Alegre, L&PM, 2014.

O livro foi escrito por Flávio Tavares, gaúcho nascido em Lajeado em 1934, tendo se formado em Direito pela PUC-RS, porém nunca atuou na área. Participante de movimentos sociais de esquerda desde quando estudante firmou-se na carreira de jornalista principalmente quando este setornou comentarista político. Passou por diversos jornais, mas foi no A Hora onde passou muitos anos contribuindo. Por ter participação direta com movimentos de esquerda, conheceu Che Guevara, foi muito próximo de João Goulart e Brizola, sendo Tavares inclusive preso diversas vezes pela Ditadura militar e vivendo alguns anos no exílio, como um dos presos políticos libertos em troca do EmbaixadorAmericano Elbrick. Devido a essa proximidade dos fatos que o jornalista pode relatar os principais acontecimentos pré-golpe militar e seu desenrolar, que é o tema central do livro resenhado.
O conteúdo da obra é basicamente os meandros do que eclodiu como o golpe civil militar no Brasil, desde a renuncia de Jânio Quadros até a tomada do governo pelos militares e a morte de Jango, contado por quemestava lá e foi testemunha ocular de tais acontecimentos. Tavares conta tudo como jornalista, mas sempre dando destaque a diálogos que teve ou ouviu e documentos pessoais ou que foram liberados pelo governo Norte Americano. O autor dá especial atenção ao envolvimento Norte Americano no processo do golpe e como foi essa intromissão. A participação do embaixador americano Lincoln Gordon no processodo golpe também é bastante mencionada por Tavares. Além de revelar as agonias sofridas pela direita conservadora e os movimentos de reforma de base que a esquerda esperava já desde Getúlio Vargas.
O texto foi dividido em três partes principais. Na primeira parte, o texto se divide em dez capítulos, cada um com título específico e numerados de I a X. A segunda parte conta com dois capítulos comtítulos igualmente específicos, sendo eles XI e XII e a terceira parte traz os fac-similes dos documentos hoje liberados pelos EUA e citados durante o texto, sendo intitulados de “Documento 1” até “Documento 8” Dentro dos capítulos, o autor ainda os divide em seções numeradas, que vão de acordo com o tamanho do capitulo. A linguagem do texto é como em um livro de romance, onde a história é contadapor uma terceira pessoa, o que destoa dos livros anteriores de Tavares, onde faz uma escrita quase que biográfica. Desta vez, o autor se insere no contexto, porém de uma história, e não sua história. O autor faz uso de muitas metáforas, ideia clássica de romances, para acrescentar mais fluidez ao texto.
O capitulo I, intitulado “Resistir ou negociar?” conta como foi recebida a informação do golpee como Jango reagiu. Detalha como estava o clima no país em relação ao medo do comunismo e a herança da Guerra Fria, além de como Jango vinha conduzindo o país e como os EUA já se preocupavam com a forma de condução de Jango.
No capítulo II, intitulado “A conspiração”, o autor se detém em explicar de que forma deu-se início ao que chama de conspiração militar, a partir da posse de Jango e dodescontentamento dos militares com essa ação. Traz também a questão da Reforma Agrária e como isso descontentou empresários e militares e como esses grupos entenderam as reformas de base com a chegada dos comunistas no Brasil. Traz a questão de como alguns militares, como Mourão Filho, fez para se articular.
O capítulo III, intitulado “Washington no jogo” nos mostra de que forma, e através de quem,os EUA tiveram acesso aos processos de desenvolvimento social do Brasil. Conta como Lincoln Gordon mostrou o Brasil ao presidente Kennedy como uma bomba comunista prestes e explodir. Nesse capítulo contamos com algumas transcrições de conversas entre a alta cúpula norte americana e como pretendiam se articular. Além de citarem suas principais preocupações.
No capítulo IV,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GOLPE DE 1964
  • Golpe de 1964
  • O golpe de 1964
  • O golpe de 1964
  • o golpe de 1964
  • Golpe de 1964
  • Golpe de 1964
  • golpe 1964

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!