Resenha livre: Cultura, um conceito Antrpológico

2399 palavras 10 páginas
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: Um conceito Antropológico, Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1986.
A Obra
O livro Cultura: um conceito antropológico, o autor Roque de Barros Laraia, trabalha o conceito de cultura como centro de discussões, sobretudo antropológicas, buscando por meio de linguagem didática criar uma obra básica de nível introdutório e norteadora de próximos estudos do tema Cultura.
O livro é compreendido por duas partes, a primeira trata do nascimento/origem da cultura, o desenvolvimento deste conceito e por fim as teorias e discussões atuais ao redor deste tema.
Na segunda são trabalhados os reflexos da cultura sobre homem, como esta afeta sua visão de mundo seu aparelhamento biológico e a forma como os indivíduos participam da cultura. Ainda nessa parte são tratadas a lógica e a dinâmica cultural.

Primeira Parte A primeira parte denominada “Da natureza da cultura ou da natureza à cultura” se inicia com a delimitação de seu objeto, como sendo segundo Laraia (1986 apud GEERTZ, 1978, p.33): “a conciliação da unidade biológica e a grande diversidade cultural da espécie humana”
Explicita que desde a antiguidade foram inúmeras as tentativas de explicar as diferenças comportamentais dos indivíduos com os argumento da variação do ambiente ao qual estavam inseridos (determinismo geográfico) e dos genes herdados (determinismo biológico).
A análise particular do determinismo biológico afirma que os antropólogos já se encontram convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes nas diferenças culturais e cita ainda que um grupo de cientistas, antropólogos, geneticistas e outros especialistas se reuniram no ano de 1950, após o a campanha racista do nazismo, publicando que as diferenças culturais se explicavam, antes de tudo, pela história cultural de cada grupo. A declaração emitida escreve ainda que não havia sido provada a validade da tese segundo a qual os grupos humanos diferem uns dos outros por traços psicologicamente inatos.
A

Relacionados