Resenha leonardo boff "ética e moral" a busca dos funbdamentos

Páginas: 7 (1561 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2011
RESENHA
BOFF, Leonardo – Ética e Moral: A busca dos Fundamentos/Leonardo Boff. – Petrópolis RJ: Vozes, 2003.
Introdução
Leonardo Boff no livro sobre Ética e Moral faz alguns questionamentos importantes e pertinentes para os nossos tempos e para as nossas vidas.
Em sua abordagem o autor retrata a Ética e a Moral sob quatro importantes pontos de vista:
1. Ética: a doença e seus remédios;
2.Genealogias da ética;
3. Virtudes cardeais de uma ética planetária;
4. Guerra e paz.
Essa divisão mostra que nos capítulos de seu livro, Boff abrange por geral a necessidade que o nosso planeta vive não só hoje, mas que também é visível a necessidade de revisar conceitos e visões para o futuro do planeta e da humanidade.
1. Ética: a doença e seus remédios
O autor é claro e extremamenteobjetivo quando fala da dos riscos que afetam o planeta terra, que “por causa da atividade humana altamente depredadora de todos os ecos sistemas”, a biosfera do nosso planeta está se esvaindo e pedindo socorro.
O poder de escolha e decisão de mudar tudo isso é nossa e tem urgência de que seja já, pois “Estimativas otimistas estabelecem como data-limite para esta decisão o ano de 2030”, caso contrário oplaneta e a vida existente nele correm o risco de desaparecer por completo.
Boff adverte:“Urge refazer o caminho de volta, rumo à casa materna comum e irmanarmo-nos com todos os seres. Temos que deixar o exílio, cultivar saudades, como na parábola do filho pródigo, reavivar sonhos antigos de comunhão, de paz sem ameaça, de benquerença generalizada, sonhos escondidos em seus mitos, ritos eestórias.”
2. Genealogias da ética
Analisando essa questão de genealogias da ética, Boff aponta dois caminhos como fonte de ética e de moral – e diz: “considerando a história, identificamos duas fontes que orientaram e orientam ética e moralmente as sociedades até os dias de hoje: as religiões e a razão” – e cita o teólogo Hans Küng, “que mais se tem ocupado com estas questões, propõe as religiões comoa base mais realista e eficaz para se construir ‘uma ética global para a política e a economia mundiais’ (título do livro, vozes 2001)”.
Definição de ética e de moral segundo o autor:
A ética é a parte da filosofia. Considera concepções de fundo acerca da vida, do universo, do ser humano e de seu destino, estatui princípios e valores que orientam as pessoas e sociedades. Uma pessoa é éticaquando se orienta por princípios e convicções.
Dizemos então que tem caráter e boa índole.
A moral é a parte da vida concreta. Trata da prática real das pessoas que se expressam por costumes, hábitos e valores culturalmente estabelecidos. Uma pessoa é moral quando age em conformidade com os costumes e valores consagrados. Estes podem, eventualmente ser questionados pela ética (segue os costumes atépor conveniência), mas não necessariamente ética (obedece a convicções e princípios).
O autor é explicito que essas definições são úteis, porém, abstratas “porque não mostram o processo como a ética e a moral, efetivamente surgem”.
3. Virtudes cardeais de uma ética planetária
Boff salienta que “os efeitos mais avassaladores do capitalismo globalizado e de sua política, o neoliberalismo, é ademolição da noção de bem comum ou de bem-estar social.” E falando da questão da preservação e do consumo ele diz “A autolimitação significa um sacrifício necessário que salvaguarda o Planeta, tutela interesses coletivos e funda uma cultura da simplicidade voluntária. Não se trata de não consumir, mas consumir de forma responsável e solidária para com os seres humanos e os demais seres vivos dehoje e que virão depois de nós. Eles também têm direito à Terra e a uma vida com qualidade.”
Boff deixa claro sobre os efeitos das políticas mundiais e também sobre a urgência de preservação para as gerações próximas.
4. Guerra e paz
Neste quarto parágrafo irei usar o texto do próprio autor pois é muito claro e expressivo, não podendo deixar de representá-lo aqui.
Nunca sentimos tanta urgência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha da obra ética e moral: a busca dos fundamentos, de leonardo boff
  • Ética e moral a busca dos fundamentos por leonardo boff.
  • Resenha Etica Leonardo Boff ETHOS 2
  • RESENHA DO LIVRO “ÉTICA E MORAL”
  • Resenha livro leonardo boff
  • Resenha Leonardo Boff
  • Resenha Leonardo Boff
  • Resenha do texto de Leonardo Boff

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!