Resenha Laraia

Páginas: 5 (1053 palavras) Publicado: 27 de junho de 2013

No cap. 2 o autor Roque Laraia fala sobre a interferência da cultura no plano biológico citando o exemplo dos africanos que foram retirados violentamente do seu continente e consequentemente do seu contexto cultural resultando assim num grande numero de mortes causadas por suicídios e por um mal denominado banzo –saudade apatia.
É sabido que plano biológico consiste na satisfação dasnecessidades fisiológicas básicas ,concordando com isso podemos afirmar que se tirar um individuo do lugar onde nasceu e levarmos para outro, onde a cultura é diferente ,o mesmo consequentemente sofrera mudanças positivas ou negativas ,pois aprendera da forma como ele vai se adequar ao novo ambiente .
O autor afirma ainda que as doenças psicossomáticas são fortemente influenciadas pelos padrõesculturais ,disso ele fala que a sensação de fome depende dos horários de alimentação que são estabelecidos diferentemente em cada cultura .Diante disso estamos convencidos de que quando mudamos de ambiente ,novos valores ,princípios e crenças nos acompanham de forma tal que interferem no nosso novo modo de viver.

No cap.3 o autor Roque Laraia argumenta que a participação de um individuo na sua culturasempre será limitada, o mesmo nunca será capaz de estar exercendo todas as atividades culturais de sua sociedade ,citando como exemplo a discriminação do sexo feminino com relação a algumas atividades padronizadas ,o autor exemplifica alguns rituais Xingu que são impostos para as mulheres e quando elas transcendem os padrões ,são sujeitas a punição.
Outras intervenção que Laraia expõe é a questãode como a faixa etária inflige na participação da sociedade na sua cultura , algumas atividades que são apropriadas para adultas não podendo ser apropriadas para crianças e incapacitadas para idosos.
Usando a afirmação de Mario Levy ‘Jr (Nenhuma sociedade são todos os indivíduos igualmente bem socializados )Laraia deixa bem claro de que certos indivíduos identificam mais com alguns aspectos doque com outros, exemplificando que Einstein era um gênio na física , mas um medíocre violinista e , provavelmente ,seria um completo desastre como pintor.
Concordamos com o autor quando ele diz que se devemos ter modos comportamentais em determinadas situações para facilitar a articulação com os demais membros da sociedade
Contudo podemos concluir que o autor esta correto ao dizer que em nenhumlugar os indivíduos são igualmente socializados ,podendo cada um familiarizar com o que melhor adapta dentro de sua sociedade.


No cap.4 o autor afirma que todo sistema cultural tem sua própria logica ,sendo assim um ato de etnocentrismo tenta transferir a logica de um sistema para o outro. É fundamental que levemos em consideração o sistema cultural de cada grupo para trazermos uma avaliaçãoda ligação de ideia e fatos culturais ocorridos ,compreendendo desse modo o sistema vivenciado por determinado grupo .
Não podemos deixar de concordar com Laraia quando ele diz que a natureza de todos os homens é idêntica e a cultura praticada por eles é o que os separam, os tornam estranhos uns aos outros. O exemplo disso é com relação ao nascimento em algumas culturas: para os índios Tupi(Brasil) a criança depende única e exclusivamente do pai , a mulher não passa de um recipiente próprio para o desenvolvimento do feto. Já para os índios Jê também no Brasil a criança pertencera tanto a família do pai quanto a da mãe.
Como referimos acima nos indivíduos vamos sempre considerar a nova cultura como a correta , a melhor ,a mais óbvia para nossa melhor sobrevivência ,concluindo então quea nossa logica depende muito dos olhos de quem a observa .

Capitulo 5. A cultura é dinâmica

No cap.5 Laraia vem discutir uma pergunta, muitas vezes respondida de forma erronia por pessoas leigas, ‘’ A cultura é estática ou a mesma sofre mudanças ao decorrer do tempo?’’. A resposta é obvia ,claramente a sociedade passa por alguma forma de progresso com o passar dos anos. Porem as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Laraia
  • Resenha de cultura do livro de Laraia
  • Resenha do livro de Laraia Antropologia
  • Resenha
  • Resenha livro : Um conceito antropológico, Laraia
  • Resenha: LARAIA (2009) e SANTOS (2005)
  • Resenha Cultura um conceito antropológico
  • Resenha: cultura. um conceito antropológico roque laraia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!