Resenha "la construcción social del subdesarrollo y el discurso del desarrollo" joan picas contreras

431 palavras 2 páginas
CONTRERAS, Joan Picas. La construcción social del subdesarrollo y el discurso del desarrollo. IN: BRETÓN, Victor; GARCÍA, Francisco; ROCA, Albert (org). Los limites del desarrollo: modelos, ‘rotos’ y modelos ‘por construir’ em América Latina y África. Barcelona: Içaria. s/d.

Doutor em Geografia e Historia (Antropologia Cultural). Universidade de Barcelona.

Neste presente trabalho, o antropólogo catalão Joan Picas Contreras, explana sobre as novas argumentações da antropologia moderna sobre os discursos que foram construídos em torno do denominado Terceiro Mundo. Sendo assim, mostra com o Terceiro Mundo é um regime discursivo que surge como contrapartida ao discurso do desenvolvimento.

O artigo parte do princípio de que a cultura é uma invenção. A cultura, com suas noções de identidade, alteridade, pluralidade, o nós/eles, os instrumentos de interpretação de outras sociedades, são as bases das construções discursivas propiciadas pelo ocidente. O desenvolvimento e o subdesenvolvimento são práticas culturais convertidas em discursos políticos e sociais que se tornam regimes de verdade através da construção do Orientalismo por parte do Ocidente.

A construção social do subdesenvolvimento e do discurso do desenvolvimento é histórica e explica os processos e mecanismos de institucionalização, legitimação e dominação. Entender como a antropologia questiona os paradigmas do desenvolvimento e os instrumentos que operam nosso país desde meados do século XX.

Na primeira parte do artigo, Joan fala sobre a construção social do desenvolvimento, propondo o desenvolvimento como algo cultural de caráter histórico, na segunda parte, ele fala sobre a alteridade e a linguagem do multiculturalismo, contrapondo-se a cultura da unificação, de algo homogêneo em um mundo cada vez mais segregado, e na terceira parte, ele fala sobre a desconstrução do discurso do desenvolvimento para reconstruir práticas alternativas, a construção de um discurso alternativo. A desconstrução e

Relacionados