Resenha Karl Marx - O capital

Páginas: 7 (1601 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2014
Karl Heinrich Marx (1818-1883) foi um economista, filosofo, historiador e jornalista que fundou a doutrina comunista. A principal obra de Marx foi o livro O Capital, divido em três volumes. Formulou um sistema sobre a relação entre o indivíduo e o todo social e natureza do processo da história inicial.
Para começar o resumo sobre o pensar economico de Karl Marx tenho que dizer sobre a críticafeita por ele à economia clássica. Muito influenciado por teorias de valor e lucro de Smith e Ricardo. A maior crítica de Marx sobre os autores como Malthus, Say e outros, era a falta de perspectiva histórica, a produção seria uma atividade social e o primeiro passo para entender qualquer modo de produção seria isolar as características deste mesmo modo – como o capitalismo. Os economistasanteriores a ele viam o capitalismo apenas como uma relação de troca.
O capitalismo era um sistema em que a riqueza era uma grande acumulação de mercadorias, com somente uma mercadoria. Um produto, no mercado capitalista, tinha duas características: valor de uso e valor de troca.
Valor de uso: as qualidades físicas e úteis de um determinado produto que tinha uma utilidade para as pessoas.
Valor detroca: uma relação entre a quantidadde deste determinado produto que pode ser trocado por uma determinada quantidade de outros produtos.
O dinheiro, então, seria uma mercadoria especial, onde só teria valor de troca e teria uso universal. O que diferenciava uma economia de troca monetária (dinheiro x mercadoria) de uma antiga economia de troca por escambo (mercadoria x mercadoria), fazendo dodinheiro a única mercadoria comum a todas as mercadorias.
Marx também, achou conveniente aceitar a ideia de Ricardo de que o trabalho incorporado à produção era o principal determinante dos valores de troca. Para Ricardo, fatores como a diferença da razão entre máquinas e trabalho ou então diferenças de duração dos processos de produção em diferentes indústrias eram diferenças secundárias em relaçãoao preço dos produtos.
Assim então Marx chega à diferenciação do Trabalho Útil e o Trabalho Abstrato. Quando ele afirmou que o trabalho determinava os valores de troca de certa mercadoria, definiu o trabalho como um trabalho simples e totalmente igualitário durante o seu processo.
“O trabalho... que forma a substância do valor é trabalho humano homogêneo, o gasto de uma força de trabalhouniforme”
Assim sendo, em uma forma simples e resumida:
Trabalho útil: Trabalho cuja utilidade é representada pelo valor de uso do seu produto.
Trabalho abstrato: Trabalho que cria um valor de troca na mercadoria. Onde as diferenças de qualidade dos vários tipos de trabalho útil eram abstraídas. Trabalho onde o valor de uma certa mercadoria representa trabalho humano no sentido abstrato, o gasto dotrabalho humano em geral.
Tendo então consolidado a relação do tempo de trabalho com o valor da mercadoria, Marx passa para a concepção das condições necessárias para que os produtos provenientes do trabalho humano se transformem em mercadorias. Para ele, estes produtos só se transformavam em mercadorias quando eram produzidos apenas com a finalidade de serem trocados por dinheiro. Ou seja, a produçãoera sempre visando seu valor de troca no mercado.
Então, no capitalismo, a relação de troca deixou de ser entre produtor x produtor e passou a ser produtor x mercado. Na nova circulação de mercadorias, a origem vinha da moeda para gerar mais moeda. A forma mais simples de explicar esta circulação é:
MOEDA → MERCADORIA → MOEDA’
Onde MOEDA’ seria maior que MOEDA, proveniente do lucro. Ou sejaesta circulação terminava com um valor maior que o inicial.
Então, após ver que o lucro estava incluído no processo de circulação capitalista (e era o intuito deste modo econômico), temos que entender o conceito da mais-valia. Para Marx, a busca de quantidades sempre maiores ao fim de uma produção era o que motivava todo o sistema e os indivíduos dentro dele.
Marx chegou à conclusão de que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESENHA DO TEXTO Trabalho assalariado e Capital (KARL MARX)
  • Resenha Cap. 1,2 e 3 "O capital
  • Resenha a chamada acumulação primitiva do capital |karl marx|
  • Resenha de o capital, karl marx
  • Karl Marx e o capital
  • Marxismo O Capital de Karl Marx
  • o capital karl marx
  • Capital Karl Marx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!