resenha jonalistica

Páginas: 9 (2204 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
GÊNEROS JORNALÍSTICOS A NOTÍCIA

O capítulo trata de um gênero específico dentro da linguagem textual, o jornalismo. Analisando a função da atividade jornalística que está diretamente relacionado à sociologia do conhecimento vinculado com os mais diversos aspectos da atividade humana.
A participação da atividade jornalística na realidade social ocorre desde a determinação do que é notícia atésua compreensão pelo receptor. O jornalismo é baseado nos fatos decorrentes das ações no meio social, econômico, político e cultural, a notícia exige e depende desta participação. A vinculação da atividade jornalística com a realidade da vida cotidiana é recíproca. Ou seja, ao mesmo tempo em que protagoniza diversos acontecimentos no mundo real, o sujeito também é o receptor que passa a atribuirum novo significado aos acontecimentos através da mudança da visão de mundo que o noticiário lhe proporciona. Estes fatos noticiados pelos veículos de comunicação possibilitam a caracterização da notícia como uma construção social. A construção social da notícia é, influenciada pela vigência das circunstâncias objetivas e, sobretudo, das influências subjetivas do cotidiano de diversos membros dasociedade no processo de produção das informações.
Além de estarem evidentes nesse processo, por coexistirem na realidade social do jornalista responsável por tal produção, os aspectos objetivos e os aspectos subjetivos de um dado contexto constituem os fatos transformados em notícia e assim, destacam-se na participação do jornalismo na construção social da realidade.
Desde os tempos mais remotosconforme mencionado no capitulo do livro sobre a lenda de Teorus. Integradas à dinâmica do universo jornalístico, algumas objetivações, junto à subjetividade do jornalista, são perfeitamente vislumbradas em todas as faces desta profissão sendo retratado ate os dias atuais na atividade jornalística.
O jornalista tem como função primordial levar a informação, a quem não pode obter tal informaçãodiretamente. Quando o profissional busca a noticia ele observa o mundo através da “janela jornalística”, ou sejam, o jornalista esta de certa forma condicionado a vislumbrar fatos que seja merecedores de reportagem conforme as características dos leitores visados pelo jornal.
A produção das informações contidas nos jornais, também abordam as novas descobertas técnicas e cientificas, tornam-se maiscomplexas objetivando atender as mais diferentes demandas de leitores. Porém, a base da atividade jornalística é sempre a mesma composta de uma produção discursiva baseada na subjetividade do jornalista.
Em regra os jornais contém na sua estrutura formal, seções que tratam sobre temas importantes, tais como: política, economia, fatos internacionais, policiais, classificados, esporte ecultura. Tal estrutura permite ao leitor ir diretamente a leitura do tema de seu interesse. Mesmo seguindo a mesma estrutura formal, os jornais podem ser diferenciados na forma com que apresentam suas principais noticias as manchetes, visando atingir um determinado tipo de leitor, ou seja, todo jornal é um empreendimento comercial que visa a satisfação de seus clientes os leitores, abrangendo também asinformações desejadas pelos patrocinadores que pagam para a divulgação de sua marca ou produto.
Outro aspecto importante a ser destacado é que os jornais se julgam independentes, ou seja, dizem divulgar a noticia tal como ela é, mas sabemos que os jornais sempre acabam se filiando e apoiando certas ideologias, o que lhes afasta da verdadeira função do jornalismo trazer a informação tal como elaé, e não como querem que seja. O processo de globalização pode ser citado como fato gerador, que difunde a noticia conforme interessa a determinados impérios econômicos, por patrocinarem os jornais e meios de comunicação, desta forma acontece uma repetição em cadeia da noticia. Tais vínculos dos jornais com interesses de determinados grupos econômicos, deixa explicito que a imparcialidade e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!