Resenha: Jacob Levy Moreno, 1889-1974. Pai do psicodrama, da sociometria e da psicoterapia em grupo.

2199 palavras 9 páginas
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
Sociedade de Psicodrama de São Paulo - SOPSP

Curso de Especialização Formação em Psicodrama
Abordagem Moreniana/ Teoria I -
Resenha: Jacob Levy Moreno, 1889-1974. Pai do psicodrama, da sociometria e da psicoterapia em grupo.
Autor: Marineau Rene F.
Tradutor: José de Souza Mello Werneck
Cidade: São Paulo Editora: Ágora Ano: 1992

René F. Marineau descreve e analisa a trajetória da vida do criador do Psicodrama, da Sociometria e da Psicoterapia de Grupo, considerando o contexto social, religioso e afetivo que o envolveram e a seus ancestrais.
O livro é divido em duas partes, sendo que a primeira relata o aquecimento de Moreno, para que na segunda parte possa chegar à dramatização e compartilhamento.
Segundo o autor, de acordo coma verdade histórica Jacob Levy Moreno nasceu em Bucareste às 4 horas da tarde de 18 de maio de 1889, na casa de seus pais. Porém, há um mito que relata seu nascimento em 20 de maio de 1892 no Mar Negro, em um navio não identificado.
Moreno possuía raízes turca, judaica e romena. Sua mãe, Pauline, teve-o antes de completar quinze anos e meio. Aos quatorze anos, vivia em um convento católico e por escolha de seus irmãos foi obrigada a casar. Seu pai, Nissim, era sério e autoritário, o qual nunca obtera sucesso em sua relação familiar ou de negócios.
Filho mais velho, Jacob Levy Moreno teve mais cinco irmãos, dentre eles, três mulheres e dois homens.
Por várias razões, ficou claro ser o filho preferido de sua mãe. Com um ano de idade teve um raquitismo muito severo o qual correu risco de vida. Em meio ao desespero quando a mãe levava a criança para o pátio, passou por uma cigana que fez uma profecia a criança.
Aos quatro anos de idade criou a brincadeira de ser Deus, tal qual originou uma fratura em seu braço direito. Situação a qual mais tarde foi relatada por ele como o surgimento da espontaneidade.
Em 1905, a família mudou-se para

Relacionados

  • Dicion Rio De Psican Lise
    592336 palavras | 2370 páginas