Resenha: Interação síncrona e assíncrona, compreensões sobre aprendizagem em EaD. (Artigo: Interação, colaboração e cooperação em ambiente de aprendizagem computacional de Ana Margô Mantovani).

523 palavras 3 páginas
Monique Passos

Resenha: Interação síncrona e assíncrona, compreensões sobre aprendizagem em EaD. (Artigo: Interação, colaboração e cooperação em ambiente de aprendizagem computacional de Ana Margô Mantovani).

Resenha: Interação síncrona e assíncrona, compreensões sobre aprendizagem em EaD.

No artigo “Interação, colaboração e cooperação em ambiente de aprendizagem computacional “(MANTOVANI, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 6 páginas), a psicopedagoga Ana Margô Mantovani traz uma abordagem voltada para a interação síncrona e assíncrona na perspectiva da modalidade de educação a distância. Fazendo uma referência a interação nos dias de hoje ela diz: “Os avanços tecnológicos estimulam novas formas de pensamento, o uso da multimídia/hipermídia nos meios educacionais, a educação à distância e os ambientes de rede suscitam uma tecnologia intelectual” (p.1). Na leitura identificasse uma apropriação dos termos interação e cooperação a fim de elencar elementos para produzir um ambiente virtual de aprendizagem colaborativo. Destaca a apropriação do ciberespaço, das inúmeras informações disponíveis em um simples ‘clique aqui’, no entanto, reflete sobre a aceitação desse conhecimento e dessas informações como verídicas ou ‘propensas verdades’. O fator da temporalidade na interação síncrona e assíncrona.
Na interação síncrona, a evidência operante é a simultaneidade, onde há uma ligação direta com o seu interlocutor, podendo ser um para um, um para todos ou todos para todos. A comunicação assíncrona, é aquela que não acontece em tempo real, também pode ocorrer de forma individual ou coletiva. A autora versa sobre a importância da atuação dos pares, mediante a interação e o intercâmbio de comunicações dentro do ambiente virtual de aprendizagem, pois essas participações produzem a geração de conflitos sócios cognitivos em diferentes perspectivas. Além de estimular o aluno a construir conhecimento científico ou metacognitivo.
Na

Relacionados