Resenha instituições brasileiras

Páginas: 2 (409 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Brasil: “Ame-o ou deixe-o”. A frase de efeito publicitário vem do regime militar, mas seu antagonismo pode ser muito bem aplicado e visto na opinião de muitos brasileiros, até os dias de hoje. Asdefinições do que é o Brasil e seu povo variam das mais extremas, nas conversas de rua, enquanto uns afirmam que sairão do país assim que tiverem a oportunidade, outros dizem que apesar das adversidades,amam esta nação e jamais a deixarão. Entre grandes escritores não é diferente, vamos da definição de Paulo Prado, que os brasileiros são uma mistura que deu errado, à Darcy Ribeiro que exalta talmistura dizendo que está na verdade é um caldeamento cultural que torna o brasileiro, único.
Na visão extrema negativa de Paulo Prado, um discurso sem esperança é apresentado no qual o brasileiro é umajunção de defeitos, um povo preguiçoso, corrupto, avarento, entre outros. E é claro que apesar de apresentar isso de forma agressiva, o que foi escrito a anos atrás pelo autor se reafirma e persisteno presente. Os pontos negativos do país podem ser vistos dentro da matriz institucional de Douglas North, como as incertezas que regem o modelo. Calotes financeiros, número alto de roubos, corrupção,excesso de violência, impunidade, são exemplos de incertezas que rondam o Brasil e aumentam em muito o custo de transação das atividades do país. Temos sim por causa do “jeitinho brasileiro”instituições ineficientes que não cumprem com sua função de forma plena. E esses pontos sim atrasam o Brasil.
Pelo lado dos otimistas, estes apesar de sair de uma visão extrema, também têm suas razões. O povobrasileiro realmente é um povo alegre, receptivo, caloroso, entre outras qualidades, que já deixou de ser preguiçoso há alguns anos em sua história, onde houve progresso, político, social e econômico.O otimismo, entretanto, deve ser encarado como uma forma de posicionamento, sem fechar os olhos para os problemas sociais do país. Bons pensamentos e positivismo, sem atitudes não passam de vãs...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha de Instituições Políticas Brasileiras, Oliveira Vianna
  • Histórico das instituições brasileiras
  • instituiçoes politicas brasileiras
  • Resenha do Plagio nas instituições
  • Resenha instituições financeiras
  • Resenha : Instituições, Poder e Desconhecimento
  • Resenha Como as Instituições Pensam
  • Resenha do filme "as instituições carcerárias"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!