Resenha "Informar não é comunicar", cap 1 - Dominique Wolton

718 palavras 3 páginas
Resenha II
Dominique Wolton
“Informar não é comunicar”
Capítulo 1 Turma 1000 / 1ºRP - Matutino
No primeiro Capítulo de “Informar não é comunicar”, de Dominique Wolton, intitulado de “Uma teoria da Comunicação”, ele discorre sobre tal teoria estabelecendo os horizontes da comunicação e da informação e nos mostra que, embora ambos processos “caminhem” juntos, são distintos entre si.
Na primeira parte do capítulo, que leva o mesmo nome que tal, Wolton ressalta ainda que mesmo diferentes, existe uma relação de dependência entre os dois conceitos, pois, por exemplo, a comunicação não sobrevive sem a informação, mas essa primeira é mais complexa já que exige um receptor ativo, que interaja e englobe o assunto, que negocie. O autor ainda deixa claro que a “aceleração da produção e da transmissão” de informação não é o suficiente para “criar um aumento de comunicação”. Mesmo na era do clique, velocidade não é tudo. O horizonte da comunicação, então, é a própria incomunicação, que nos obriga a fazer negociações constantemente para que possamos conviver. “Produzir informações e a elas ter acesso nãosignifica mais comunicar.”.
Comunicação está para diálogo (busca pelo outro), assim como informação está para discurso (propagação da ideia). Um é partilha o outro, transmissão.
Ainda na primeira parte, ele nos apresenta as cinco etapas explicativas da teoria da comunicação.
Primeiro: Não há vida pessoal e coletiva sem a vontade de comunicar-se
Segundo: As razões pelas quais o ser humano se comunica são compartilhar, convencer e seduzir:
Terceiro: A comunicação esbarra na incomunicação.
Quarto: os protagonistas da comunicação vivem uma fase de negociação, de conciliação de ideias.
Cinco: Convivência é o nome dado ao resultado positivo dessa negociação.
Na segunda parte do capítulo – Da revolução da informação às incertezas da comunicação - o autor retoma a ideia da primeira parte de que a comunicação é ligada à sensibilidade humana, aos sentimentos, ao amor, e

Relacionados

  • Comunicacao jorge
    212122 palavras | 849 páginas