Resenha Imagens da Organição - c4

1194 palavras 5 páginas
Organização Inteligente
Imagens da Organização, obra de Gareth Morgan, introduz destacando a importância da linguagem metafórica no processo de desenvolvimento do conhecimento. O autor utiliza deste meio linguístico para apresentar suas observações a respeito das principais características encontradas nas organizações empresariais e de indivíduos.
Organizações idealizadas como cérebro, são as ditas organizações inteligentes, o seu funcionamento é baseado em uma unidade central básica usada para orientação do modo operacional dos outros elementos que compõe seu sistema. Assim como o cérebro dos animais, segundo o autor as organizações inteligentes possuem a capacidade de manter o funcionamento dos seus diversos sistemas, por exemplo, no caso do corpo humano, o respiratório, motor e circulatório, desde que pelo menos a uma porção mínima da citada unidade central básica (especificamente no cérebro, o córtex cerebral) se mantenha integre. Para confirmar esta afirmação foram apresentadas as conclusões de experimentos científicos em que gradualmente eram removidas partes do cérebro de ratos na medida em que era observada a sua capacidade de encontrar a saída de um labirinto. Os pesquisadores verificaram que mesmo com a remoção de cerca de 90% do córtex cerebral, o animal ainda conseguia alcançar o objetivo final, ainda que aos tropeços. A conclusão apresentada foi que aproximadamente 10% da massa cerebral era basicamente responsável pela orientação primária, ditando qual o direcionamento seu possuidor deveria seguir para encontrar a saída e que os 90% restantes influenciavam na forma como este atingiria o seu objetivo, se seria de uma maneira mais rápida, com bastante destreza ou não.
Outro aspecto levantado a respeito do funcionamento da organização inteligente seria sobre o requisito de um sistema de retroalimentação de informações. Para ilustrar esta situação foi utilizado o conceito entendido sobre como ocorre o ato de pegar um objeto utilizando a mão.

Relacionados