Resenha - Iluminação” – David Präkel Controlando a Luz

822 palavras 4 páginas
Controle da luz

Na fotografia a luz é extremamente essencial, não só para que o processo aconteça, como também para criar climas,suavizar linhas, formas, volumes, espaços, texturas, sombras e cor. A iluminação é facilmente controlada em estúdio, onde pode-se utilizar luzes de diferentes intensidades, além de utiliza-las da maneira que desejar , para alcançar o resultado desejado na fotografia.
Para a iluminação em estúdio é utilizado suportes de teto, tripés, colunas e flash com sistemas de sincronismo sem fio (via rádio) que permite ao fotógrafo liberdade de movimentos no estúdio. Planejar e anotar a disposição das luzes, ajudar a poupar tempo e facilitar na produção da fotografia.

Para o controle da luz são usados refletores, que são pratos prateados colocados atrás das lâmpadas onde é possível controlar e direcionar a luz para o objeto desejado. Os refletores podem ser feitos de tecido elástico metalizado nas cores prata, dourado, preto e branco, sendo sua superfície mais difusa que espelhada. Esse tipo de refletor é utilizado normalmente para rebater a luz principal. Diferente dos rebatedores, temos as tapadeiras e bandeiras que, são utilizadas para tapar a luz, ou evitar a luz indesejada. Qualquer material opaco ou preto pode ser utilizado como tapadeira.
A direção da luz que incide sobre aquilo que se vai fotografar, influencia muito na leitura da imagem. A luz pode ser frontal, vir da esquerda, direita, lateral e traseira, criando ‘climas’, que levam a pessoa que observa a foto sentir diferentes sensações. Em estúdio temos a possibilidade de simular uma hora do dia ou uma época do ano de acordo com a disposição das luzes.
Os fundos de papel são os mais comuns usados em estúdio, pela facilidade de montagem e manuseio. A partir da luz é possível criar fundos infinitos dentro do estúdio. Globos servem para proporcionar sombras e dar vida ao fundo. O chromakey, muito comum no cinema, é uma tela normalmente azul ou verde. É utilizado esse fundo

Relacionados