Resenha - Identidades Doscentes

1648 palavras 7 páginas
Identidades docentes: Reflexões sobre ser professor na Escola Integral

Resenha
O artigo Identidades docentes: Reflexões sobre ser professor na Escola Integral, de Karin Lusia Flesch, propõe de forma pertinente uma reflexão sobre as questões observadas e relatadas por educadores que vivenciaram em sua escola, os desafios do momento de estruturação dos projetos atuais da Educação Integral, proposta que vem se delineando para a escola pública brasileira onde a revisão contemporânea desta apresenta mudanças na estrutura da escola para além da ampliação da jornada, afetando tempos, espaços e atores. Analisa os principais temas apontados pelos professores entrevistados e observados na prática: a relação com os alunos e com os colegas, a consolidação ou não de um trabalho coletivo, a formação, a insegurança frente ao seu papel e a possibilidade de reinvenção de suas práticas.
Dialogando entre as ideias de Antonio Nóvoa, Jorge Larrosa e Paulo Freire, o artigo remete no contexto da Educação Integral ao reconhecimento de um espaço privilegiado para a formação integral também dos professores.
De forma enfática aponta a necessidade da redefinição de papéis e a atuação do professor em meio características apontadas como de educação integral contemporânea que afetam de modo significativo o trabalho pedagógico: a renoção dos currículos com a inclusão de outros saberes, a crescente ampliação do atendimento, a articulação da escola com outros setores da sociedade, a presença de outros atores (oficineiros, monitores, agentes comunitários, parceiros de outras áreas), a ampliação de jornada dos alunos e a democratização da gestão.
O artigo segue enfocando o surgimento de modalidades que estabelecem novos paradigmas para a escola hoje, e ressaltando que não é possível a inércia. Afirma que todos na escola, impactada por novas formas de organizar o ensino e por novas relações que emergem, precisam reagir. Todavia, faz crítica com relação à posição dos professores, que por

Relacionados

  • resenha o é educação
    1014 palavras | 5 páginas
  • Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa escrita por paulo freire
    2230 palavras | 9 páginas
  • Organização e Gestão da escola – Teoria e Prática
    65072 palavras | 261 páginas