resenha idade média-renascença

Páginas: 12 (2805 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2014
Denomina-se Idade Média o período de tempo compreendido entre a queda do Império Romano do Ocidente em 476 d.C e o chamado movimento Renascentista, ou Renascença no ano de 1401. O termo Idade Média é o nome dado pelos contemporâneos do século XV à série de eventos e sucessões políticas, históricas, literárias e artísticas que aconteceram na Europa durante esses dez séculos.
Para compreender oinicio da “Idade Média”, é necessário abranger o período de decadência do Império Romano do Ocidente que ocorreu gradualmente nos séculos III, IV e V d.C, lembrando que no século II d.C o Império Romano estava em seu apogeu, e também a época em que atingiu maior extensão territorial. Devido a grandiosidade do Império e sua riqueza foram possíveis grandes obras públicas e o patrocínio tanto estatalcomo das classes ociosas, que também patrocinavam as artes e as praticavam. JHONSON (2001: 20) afirma que “o Império Romano era um monumental fato físico, legal e militar, reunindo e gastando grandes somas de dinheiro, do qual as artes e a literatura se beneficiavam”.
No período de queda do Império Romano, os alicerces do cristianismo já estão fundados. Após um período de muita relutância eperseguição do Império contra essa nova doutrina de bases orientais, no ano de 313 d.C, através do Édito de Milão, o tetrarca do Ocidente Constantino e o tetrarca do Oriente Licínio, deram ao cristianismo e as outras doutrinas o estatuto de legitimidade comparando-as ao paganismo. Como resultado dessa decisão, o culto aos deuses romanos como religião oficial do Império foi desestabelecido. Logo no anode 325 d.C., através do Concílio de Nicéia promovido pelo Imperador Constantino juntamente com os clérigos do Oriente e Ocidente definiram-se os principais dogmas da igreja cristã.
No ano de 330 d.C, Constantino instala as bases para a Nova Roma, cidade que após a sua morte é denominada Constantinopla. Juntamente com a idéia da criação da Nova Roma, está a iniciativa da divisão do Império Romanoem dois, portanto o Império Romano do Ocidente com sede em Roma, onde a língua fluente era o latim e o Império Romano do Oriente com sede em Constantinopla onde a língua fluente na época era o grego. No ano de 395 d.C com a morte de Teodósio, a divisão do Império concretiza-se, ficando Honório com o Império Romano do Ocidente e Arcádio com o Império Romano do Oriente.
Gradualmente, a moedaromana sofreu um processo de inflação que anulou a prática do cálculo econômico em longo prazo e consequentemente o acúmulo de capital, que somado ao controle estatal da maioria dos preços, sofreu efeitos drásticos. Roma começou a ter uma queda em sua expansão territorial, que gerou automaticamente a falta de escravos. Unindo a falta de mão de obra escrava a crise financeira existente, o resultado foium colapso completo da produção em larga escala e da relativa e complexa divisão de trabalho que existia durante a Pax Romana.
Roma com seu sistema financeiro totalmente destruído não podia mais manter uma força militar e muito menos a produção de armas, gerando com isso a fragilização das fronteiras do Império, facilitando enormemente as invasões bárbaras. O resultado dessas conquistas foi queaos poucos as diversas províncias romanas foram emancipando-se da tutela romana e formando reinos, delineando aos poucos as fronteiras do que seriam as atuais nações européias. Esses fenômenos dão origem ao primitivo sistema feudal baseado na auto-suficiência de pequenos territórios economicamente independentes.
No ano de 379 d.C foi instaurado o papado da Igreja Católica (baseado na retóricagreco-romana) que instaurou sua soberania afirmando-se herdeira de vários ideais do Império Romano. Em 476 d.C o Imperador Rômulo Augusto foi deposto, sendo este fato considerado o marco final do Império Romano com a ascensão de Odoacro (general germânico) ao poder, como rei da Itália.
Dos séculos IV ao VII, com a ascensão da Igreja Católica e a fragmentação do antigo Império Romano em reinos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha da idade media
  • Resenha
  • Resenha: Os pobres na Idade Média
  • resenha monges religiosos na idade media
  • Resenha "A Idade Média e o Nascimento do Ocidente"
  • Resenha: A idade Média, Nascimento do Ocidente
  • resenha estruturas eclesiásticas na idade média
  • RESENHA DO FILME DECAMERON NA IDADE MÉDIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!