Resenha ID IA ATUAL DO ESTADO DEMOCRATICO Dalari

875 palavras 4 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
DIREITO MATUTINO 1º SEMESTRE
MILTON RAFAEL AMARAL XAVIER francisco frança junior

idéia atual de estado democrático
Dalmo de Abreu Dallari

Prof. Rosilene Borges Domingos

Arapongas
2014

INTRODUÇÃO

O trabalho decorra do capitulo V do livro Elementos da Teoria Geral do Estado, que trata da IDÉIA ATUAL DO ESTADO DEMOCRÁTICO, desenvolvido em conjunto, em seu andamento de forma cronológica a evolução do estado do Estado democrático, que começou por volta do século XVIII chegando ao século XXI.
O Estado democrático passou por varias modificações ao longo de sua história, mas em momento algum deixou o poder ser exercido de forma totalmente democrática.

Com a chegada do século XX, os homens ainda estavam presos a mentalidade do século XVIII o qual foi o principal motivo da crise dos Estados, os valores individuais foram colocados em primeiro lugar a fim de barrarem o poder político dos monarcas, tais valores individuais hoje estão em segundo plano prevalecendo o valor coletivo como o principal. No fim do século XIX e começo do século XX, começa um movimento de transformação pro Democracia, o qual os regimes políticos mais variáveis e até contraditórios entre si, começaram a fazer exames em suas legislações doutrinas a fim de fixar características fundamentais de Estado Democrático.
Com esta revisão começam a surgir conflitos denominados: “Problema da supremacia da vontade do povo”, sendo necessária uma medida que fosse uma garantia contra os governantes absolutos, proferiu-se então maior autoridade aos copos legislativos, de inicio esta medida foi eficaz pois todas os componentes do legislativo eram da mesma classe social uma classe economicamente superior. Mas com a industrialização e o individualismo trabalhista levaram a outra crise a qual os trabalhadores começaram a se organizarem e a reivindicar a participação no Poder.
Com a chegada dos representantes

Relacionados

  • direitos fundamentais
    109623 palavras | 439 páginas