Resenha Icabode

1608 palavras 7 páginas
FACULDADE BATISTA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CURSO LIVRE DE TEOLOGIA

SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO
PASTORA ÉRIKA

MARCOS HENRIQUE VICTORINO GANDRA

RESENHA DO LIVRO “ICABODE: DA MENTE DE CRISTO À CONSCIÊNCIA MODERNA” DE RUBEM MARTINS AMORESE

CAMPOS DOS GOYTACAZES
2013
Livro: Icabode:Da mente de Cristo à consciência moderna
Autor: Rubem Martins Amorese
Viçosa: Editora Ultimato, 1998.

RUBEM M. AMORESE é presbítero na Igreja Presbiteriana do Planalto -IPP em Brasília. É formado em Comunicação Social, pela UERJ e tem mestrado em Comunicação, pela Universidade de Brasília, e pós-graduação em Informática na Universidade Católica de Brasília. Amorese é autor de alguns livros, entre eles “Icabode:Da mente de Cristo à consciência moderna” e tem uma coluna na Revista Ultimato, chamada "Ponto Final”.

“Icabode” é um convite a reflexão sobre a modernidade e seus desdobramentos sobre a fé e a missão da igreja. É a grande tarefa que a igreja de Cristo terá que enfrentar, uma vez que a modernidade é uma ameaça à natureza e ao significado da própria igreja.
O grande desafio que a igreja tem pela frente é o de conseguir preservar o propósito original da aliança de Deus com o seu povo e o de continuar sendo a autêntica igreja de Cristo.
No continente Europeu, que foi o berço do cristianismo e na América do Norte, a modernidade tornou-se uma força devastadora do cristianismo. Todas as tentativas colocadas em prática com o propósito de atingir a igreja de Cristo nestes dois mil anos, tanto por parte dos imperadores que perseguiram a igreja, bem como diversas correntes heréticas que se levantaram na idade média, não conseguiram atingi-la tão acintosamente como a modernidade. “Icabode” descreve o fenômeno da modernidade, que segundo Amorese é sustentada por um tripé: a secularização, a privatização e a pluralização. São algumas destas novas realidades que tem afetado as relações humanas e religiosas. O propósito deste livro é chamar a atenção da igreja para a compreensão e o

Relacionados

  • Idade média e teocentrismo
    2091 palavras | 9 páginas
  • B BLIA Tradz
    790594 palavras | 3163 páginas
  • Bíblia ACF
    784147 palavras | 3137 páginas