Resenha Hobsbawm - Guerra Fria

Páginas: 3 (654 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

Em seu texto, Hobsbawm divide a fase de conflitos das duas potências (Estados Unidos e União Soviética) em duas fases: a primeira que vai do final da segunda guerra mundial até os anos 70 e asegunda, do início dos anos 70 até o fim da URSS em 1991.
O que se passou na verdade, é que havia uma enorme possibilidade de um conflito entre as duas potências, porém não um conflito comum, e simnuclear. No entanto, o autor discorre sobre isso afirmando que as potências não consideravam a real possibilidade de desencadear uma guerra, devido ao fato de que ambas tinham a consciência de que odesencadeamento da guerra por ambos os lados poderia acabar com toda a humanidade, o que era exposto pela sigla MAD, que, em inglês, significa Destruição Mútua Inevitável. Após a segunda guerra, o mundoficou dividido através de acordos atingidos com algumas conferências: os EUA dominavam o hemisfério norte, o mundo ocidental capitalista e os oceanos. A URSS ficara com o leste europeu elugares dominadospelo Exército Vermelho ou pelas Forças Armadas Comunistas. Os conflitos de disputas territoriais ficaram restritas às áreas de Estados independentes recentemente, devido ao fim dacolonização dosimpérios no final do século XIX e ao correr do século XX.
Dito isso e com as frequentes ameaças expansionistas soviéticas, o governo norte-americano achou válido alimentar a idéia da“ameaça vermelha”, oque ainda se expandiu para a mídia, gerando propagandas pró-governo para aumentar a representação do partido apoiado no congresso. Tal fato, junto a uma estratégica manipulação de discursos políticos,levou a um grande crescimento da indústria bélica dos EUA, o que acarretou no armament e preparação para conflito não só do país isoladamente como de todo o globo.
Todo esse contexto, além de tersido fundamental para a manutenção do equilíbrio de poder do Sistema Internacional, fez com que países, até mesmo não comunistas, se aliassem à URSS para resistir às intentonas americanas de levá-los...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Guerra fria – eric hobsbawm
  • Resenha a era dos extremos-guerra fria
  • Capítulo 8 Guerra Fria
  • Da guerra fria à crise
  • Resenha Crítica Watchmen
  • Resenha cuba após guerra fria
  • Resenha A Guerra Fria- Paulo G. Fagundes Vizentini
  • Fim Da Segunda Guerra Mundial E Inicio Da Guerra Fria Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!