Resenha historiográfica do filme Attila (Dick Lowry, 2001)

928 palavras 4 páginas
O filme,ambientado na primeira metade do século V,busca representar aquele que os autores da época,em sua maioria cristãos e romanos,chamavam “Flagelo de Deus”. Valendo-se de toda licença poética possível,a produção começa com a infância de Atila,sua aldeia destruída por outras tribos,sua fuga para os estepes após negar a ordem para ajoelhar-se diante de um dos homens que participou do massacre de sua aldeia,reforçando a profecia de que o grande líder que uniria os hunos jamais se curvaria diante de outro homem.É mostrado como foi um excelente cavaleiro e arqueiro desde a mais tenra idade.
Trabalha a imagem de Atila,construindo-o como um grande guerreiro(o que não deixou de ser),justo e correto talvez na intenção hollywoodiana de apresentá-lo como um grande herói que fazia oposição a uma Roma Imperial cheia de defeitos,tais como a luxuria,um imperador desinteressado e infantil e um general que não media forças nas intrigas para conseguir o que desejava. Retrata Roma,principalmente a ocidental,como um império em decadência por seus próprios erros e corrupções,o que também não foi de todo erro.
Não temos certeza se Atila realmente matou seu irmão Bleda,mas é certo que ambos tornaram-se líderes dos hunos. O filme ainda introduz N’Kara,uma escrava que ganha a atenção de Atila após este invadir e destruir sua aldeia,fazendo com que Bleda,por ser mais velho,a escolha entre as pilhagens na intenção de provocar o irmão.
A produção também atenta para uma grande característica dos hunos,a relação dos guerreiros e suas tribos seminômades e suas montarias. Hunos também eram exímios arqueiros,utilizando um arco curto com agilidade e destreza.
Apesar das pilhagens em aldeias,o aumento dos tributos,escravos e riquezas Atila ainda possui Roma Ocidental como o norte de sua conquista,considerando que se tomá-la será o rei do mundo.

Apesar de pilhar,subjugar ou até mesmo massacrar tribos inteiras,Atila é mostrado como um herói o qual poucos querem matar(em sua maioria

Relacionados

  • CatalogoFilmico
    34681 palavras | 139 páginas