RESENHA HISTORIA DO CONCEITO EM SAUDE

Páginas: 5 (1164 palavras) Publicado: 10 de março de 2015
História do Conceito em Saúde - Resenha

A saúde contém significados diferentes para cada indivíduo, isso depende da época, de sua classe social e até mesmo do lugar, poderá depender de seus valores sendo eles individuais ou não, tanto de seus pensamentos do modo científico, religioso e até mesmo filosóficos, e pode-se dizer o mesmo das doenças. Seja ela real ou imaginária, ela vem de temposseguindo a humanidade dia após dia, ano após ano, como mostra as pesquisas dos paleontologistas. Na antiguidade, a doença era vista como um sinal divino de desobediência, onde o pecado resultava a doença, como é o caso da lepra onde o enfermo era isolado até que estivesse curado, um método que o cristianismo manteve e ampliava, na época em questão o doente era tratado como um ser morto, onde tinhamissas de corpo presente celebradas, era extremamente proibido de ter contato com qualquer outra pessoa ou seria enviado a um lugar onde somente teria pessoas com a mesma enfermidade. Outro exemplo seria que nenhum animal poderia ser morto por uma pessoa que tivesse uma doença de pele, que cientificamente tem toda a explicação, ferimentos e/ou lesões na pele contem micróbios. Dentre toda essaexigência da época tinha seu lado bom, a hepatite que era transmitida pelas ostras poderiam ser evitadas, pois moluscos eram proibidos.
Já em cultura diferente era o xamã, nome dado ao feiticeiro da tribo no qual era confiado a responsabilidade de tirar por meio de rituais os espíritos que ali habitavam na pessoa enferma, trazendo como consequência a doença. A principal meta de todo esse ritual eratrazer de volta o enfermo para o seu mundo em que pertence. Em uma tribo indígena com nome de Sarrumá localizada na fronteira do Brasil e Venezuela a definição de morte vem de nada mais e nada menos que uma maldição jogada por algum inimigo ou então um ato errado, o que terá consequência ao ver da tribo a doença e até mesmo a morte. O trabalho do xamã é invocar outros espíritos capazes de tirar todo omal presente no enfermo, trazendo consigo a cura.
A medicina grega tem como representação sua maneira de enfrentar a doença, crendo nas divindades que na época eram relacionadas a saúde. Este ponto de vista antecipa um grande marco na história da medicina, o tão famoso Hipócrates de Cós (460-377 a.C). Importantes escritas da época refletem a visão racional em relação a medicina, completamentediferente das mistificações dos gregos, tribos indígenas e outros. Hipócrates criou a rotulação de 4 fluídos principais existentes no corpo humano, sendo a bile amarela, sangue, bile preta e a fleuma. Um desequilíbrio de algum desses fluídos acarretaria a doença, baseava-se simplesmente em uma coisa, a saúde era fruto do total equilíbrio dos fluídos. Todo este processo se generaliza não somente aoenfermo, mas sim a todo o ambiente envolvido.
Galeno (129-199) via a causa das doenças como algo de dentro do próprio corpo do indivíduo e seus hábitos levavam o desequilibro. Já no oriente, o rumo no qual se seguiu e ainda se segue é um maneira diferente, mas com concepções com a ideia hipocrática. Na Idade Média, ainda reinava a tal concepção de que as doenças eram frutos dos pecados e o métodode cura seria a própria fé.
Para o suíço Paracelsus (1493-1541) dizia que as enfermidades ocorriam por fatores fora do corpo. Nesta época, a química estava se desenvolvendo e começava-se a influenciar a medicina. A evolução da mecânica influenciou os pensamentos de René Descartes, no século XVII, seus postulado era que o corpo funcionava como uma máquina, afastando o conceito ante por Hipócrates,passando-se ser encontrada nos órgãos. Já no conceito de François Xavier Bichat (1771-1802), saúde viria do silêncio dos órgãos.
Com o avanço da ciência no fim do século XIX, iniciou-se o que seria a revolução pasteuriana. Era uma revolução pelo motivo de que enfermidades antes não conhecidas poderiam ser curadas e ser tomado os devidos cuidados para prevenção, isso impulsionou a famosa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Artigo Historia Do Conceito De Saude
  • resenha Saude coletiva: historia de uma ideia e de um conceito
  • A História filosófica no conceito de saúde
  • História do conceito de saúde
  • HISTÓRIA DO CONCEITO DE SAÚDE
  • Resenha conceito de saude
  • HISTÓRIA DO CONCEITO DE SAÚDE
  • SAÚDE COLETIVA: HISTÓRIA DE UMA IDÉIA E DE UM CONCEITO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!