Resenha história geral do brasil

Páginas: 6 (1291 palavras) Publicado: 30 de julho de 2012
Resenha
BASILE, Marcello Otávio N.de C. O Império Brasileiro: Panorama Político In:
LINHARES, Maria Yedda. (Org) Historia Geral do Brasil, Rio de Janeiro: Editora
Campus,7 ª ed.2000.

História Geral do Brasil é um dos raros casos de síntese bem-sucedida, capaz de atender tanto ao segmento especializado quanto ao público em geral cobrindo estas exigências de forma criteriosae dinâmica. Seus capítulos estão organizados a partir de um formato original, sem a preocupação de seguir a rigidez dos padrões convencionais, mas sim, combinando as pesquisas mais recentes em cada área com o rigor crítico que um trabalho com a proposta de analisar a História do Brasil deve ter.
Através da originalidade deste encaminhamento temático, a obra permite a apresentação do olhar deespecialistas sobre os aspectos cruciais que formaram a sociedade brasileira, tornando-se um marco objetivo das tendências atuais da historiografia nacional. Ao abarcar desde as singularidades do processo de colonização até os descaminhos que se apresentam ao Brasil.
Esta resenha faz análise do capítulo seis, intitulado “O Império Brasileiro Panorama Político”, escrito por Marcello Otávio N. de C.Basile, especificamente a parte A (Independência e a Formação do Estado Imperial)
O autor, possui graduação em História, Mestrado e Doutorado em História Social, todos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: Rio de Janeiro, Regência, Primeiro Reinado, projetos políticos,imprensa, revoltas, associações, manifestações cívicas, nação e cidadania.
De inicio o autor analisa as questões a cerca da política de D. João, que possibilitou a preeminência da Inglaterra com os tratados estabelecidos por estas duas nações, porém as relações internacionais joaninas não foram apenas conciliatórias ou mesmo subservientes; em relação aos vizinhos americanos a política foiestabelecida de forma agressiva ou mesmo dominadora.
O autor define a política joanina no Brasil como um constante movimento entre o velho e o novo, ou seja uma monarquia absoluta com contribuições do pensamento iluminista.

Com a corte no Rio de janeiro, altos impostos eram estabelecidos e recaiam a população, tanto para sustento da corte no Rio, como para a recuperação de Portugal após o período deguerras.
D. João também concedeu certos benefícios à elite brasileira.Analisando o desenvolvimento econômico Alcir Lenharo, demonstrou como a política de construção e reforma de estradas e de doação de sesmarias e concentração de terras contribui para a integração do Centro-Sul, ligando zonas produtoras e zonas de escoamento.Como observado por Riva Gorentein, essa integração possibilitou uma redede relações pessoais entre a aristocracia rural e a burocracia da Corte. A política desenvolvida por
D. João, beneficiava muito mais o Centro-Sul da colônia, do que as demais regiões, ou seja nada havia mudado para as outras províncias após a elevação do Brasil a categoria de Reino Unido de Portugal.
Em relação ao movimento constitucional o autor mostra que, quase todos os segmentos dasociedade defenderam o movimento, embora nem sempre pelos mesmos motivos. Enquanto brasileiros em geral e comerciantes estrangeiros, se prendiam á face liberal da revolução, os comerciantes portugueses, viam na face colonial e no traço antibritânico do movimento, um meio de restituição dos monopólios e privilégios comerciais de que antes gozavam. O movimento foi bem aceito principalmente no Norte e noNordeste que defendiam a volta da Corte para Portugal, em suma para se verem livres da dominação exercida pelo Rio de Janeiro. Deste modo principalmente a Bahia e o Grão-Pará, exerceram inúmeras pressões a Corte no Rio, estabelecendo juntas de governos diretamente fiéis às Cortes de Lisboa.
D. João sede as pressões e anuncia o seu regresso para Lisboa, mas deixa D. Pedro no Brasil. O autor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História geral e Brasil
  • HISTORIA DO DIREITO GERAL NO BRASIL
  • Historia do direito geral e brasil
  • História econômica geral e do brasil
  • Pré-história do Brasil e Geral
  • Cronologia
  • História Geral da Educação Resenha
  • Resenha de aula História do Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!