RESENHA: HISTÓRIA DE ROMA

Páginas: 3 (673 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2013



RESENHA: HISTÓRIA DE ROMA


AGUIAR, Miguel. História de Roma: Breve percurso pelos momentos decisivos para a afirmação da civilização romana. Faculdade de Letras da Universidade do Porto,2012.

A lenda nos diz que Roma foi fundada no ano 753 a.C. por Rômulo e Remo, filhos gêmeos do deus Marte e da mortal Rea Sílvia. Ao nascerem, os dois irmãos foram abandonados junto ao rio Tibre eforam salvos por uma loba, que os amamentou e os protegeu, sendo recolhidos por um pastor que lhes deu os nomes de Rômulo e Remo. Depois de matar Remo numa discussão, Rômulo deu seu nome à cidade.Porém, a história nos diz que algumas tribos de origem sabina e latina estabeleceram um povoado no monte Capitolino, junto ao rio Tibre.
Num período lendário, Roma foi governada por sete reis que tinhampoder absoluto e o Senado era formado por chefes de família que os aconselhava. Por volta de 575 a.C., os reis etruscos dominaram Roma e influenciaram de forma decisiva o início da civilização romana.Ditaram leis prudentes em favor do artesanato e do comércio transmitindo grande importância a Roma. Aos poucos, porém, esses reis deram lugar a outros monarcas, violentos e tirânicos, que desprezavamas opiniões do Senado.
 As famílias patrícias que formavam o Senado, temerosas de perder seu poder diante da tirania dos reis, os expulsaram e proclamaram a República. Esta se baseava em três órgãos:o Senado, os magistrados e as Assembleias.
 O Império Romano dependia de um exército forte e bem organizado, que realizava as campanhas de expansão e defendia as fronteiras. Os legionários formavamà base do exército romano, sendo a maioria deles voluntários. Para entrar no exército era imprescindível ser cidadão romano. O exército estruturava-se em legiões de seis mil soldados, cada uma divididaem dez cortes. 


A religião romana formou-se pela combinação de diversos cultos e várias influências. Crenças etruscas, gregas e orientais foram incorporadas aos costumes tradicionais para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • historia de roma
  • historia de Roma
  • historia de roma
  • História de roma
  • Historia de roma
  • Historia de roma
  • História de roma
  • Historia da roma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!