Resenha - História da Amazônia

Páginas: 15 (3718 palavras) Publicado: 28 de maio de 2014
RESENHA CRÍTICA - MANAUS: HISTÓRIA E ARQUITETURA (1852-1910)


Bob Esponja1
Lula Molusco 2


MESQUITA, Otoni Moreira de. Manaus: história e arquitetura (1852 – 1910). Manaus: Ed. Universidadedo Amazonas, 1997.

1 CREDENCIAL DO AUTOR

Otoni Moreira de Mesquita Possui graduação em Jornalismo / Comunicação Social - Fundação Universidade do Amazonas (1976-1979); graduação em Gravura / Escola de Belas Artes - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980- 1983); mestrado em História e Crítica da Arte. Programa de Pós-graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio deJaneiro (1989-1992) e doutorado em História - Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal Fluminense (2001-2005). Entre 1997 e 1998 atuou como Coordenador do Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas. Publicou dois livros, resultantes do trabalho de mestrado e de doutorado: Manaus: história e arquitetura – 1850/1915 e Manaus: uma cidade entre doistempos- 1890/1910. Atualmente é professor Adjunto 4 do Curso de Artes Visuais / Departamento de Artes da Universidade Federal do Amazonas. Atuou no Programa de Pós-graduação em História entre 2006 e 2013, orientado trabalhos de pesquisa na área de História e Arte, com ênfase na produção cultural do Estado do Amazonas, concentrando em Manaus; Arquitetura, Memória; Imagem da Cidade; Província doAmazonas e Obras Públicas e História das Artes Plásticas em Manaus. Além das atividades acadêmicas, atua como artista plástico desde 1975, desenvolvendo obras em variados suportes, gêneros e materiais. Outras obras:
GOINCALVES, S. C.; MESQUITA, O. M.; FERREIRA, L. R. . Solimões - imagens e memória de uma viagem. 1º. ed. Manaus: Edua- Editora da Universidade do Amazonas, 2012. v. 1.000. 155p.MESQUITA, O. M.. La Belle Vitrine: Manaus entre dois tempos - 1890/1910. 1ª. ed. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2009. v. 1. 394p.


2 RESUMO DA OBRA

O livro de Otoni Mesquita, Manaus: História e arquitetura (1852-1910) é dividido em sete capítulos e serviu como dissertação de mestrado em História da Arte na Faculdade Federal do Amazonas – UFAM, em 1992.
A obra tem comoobjetivo contar a historia da cidade de Manaus através do estudo da arquitetura e das reformas promovidas entre os anos de 1852 a 1910. Deste modo, o autor divide em dois períodos a conjuntura histórica da cidade: A época provincial (1852-1889), marcada por limitações de ordem financeira. E as primeiras décadas da República (1890-1910), caracterizadas por uma maior prosperidade da região.
Estaabordagem histórica demonstrará como os fatores econômicos desempenharam papel crucial na sociedade amazônica, caracterizando o período do ciclo da borracha e a tendência progressista da burguesia europeia espelhada na reforma urbana e na arquitetura. Pretende-se discutir como esses agentes foram adotados no contexto geral de urbanização da cidade de Manaus, norteando o leitor através da análise de seusprédios, identificação de seus traços específicos e a significação dessas construções no contexto da “belle époque” manauara.
Investigar e discutir a história do País e do Amazonas, é um dos pilares da dissertação de Otoni Mesquita. Portanto, ao tentar compreender o cotidiano contemporâneo haverá o resgate dos elementos da memória histórica situando-se no período em que ela ocorre, e como isso serefletirá na arquitetura da cidade. É através dessa comparação de análises que irá se encontrar como a história da cidade de Manaus se desenvolveu e como isso afetou os modos e costumes da população local.
O primeiro capítulo, “Origem e desenvolvimento da cidade de Manaus”, dissertará sobre como ocorreu a povoação de Manaus entre os séculos XVII E XVIII. Mostrará a influência dos portugueses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da amazonia
  • Historia da Amazonia
  • História da Amazônia
  • Historia da amazonia
  • Fichamento historia da amazonia
  • RESENHA SOBRE A SAGA DA AMAZONIA
  • A história social e econômica da amazônia
  • resenha amazonia e defesa nacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!