Resenha Hidr ulica

1930 palavras 8 páginas
Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências Rurais
Curso de Engenharia Florestal
Disciplina de Hidráulica Geral
Professor Toshio Nishijima

HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA

Vinicius Ducatti Ferraz

Santa Maria, Janeiro de 2013.

1. Introdução

Mais de 2/3 da superfície terrestre é coberta por água, temos 70% de nosso corpo composto por água, estamos em contato diário com a atmosfera e cerca de 20 litros de ar passam diariamente por nossos pulmões. As maiores áreas produtoras agrícolas do mundo estão onde há abundancia de água. A água sempre foi utilizada pelos seres humanos como recurso, seja para o próprio consumo ou fonte de alimentos. O estabelecimento de um grupo de pessoas em um local era determinado em grande parte pela presença de água nas proximidades. Em relação ao futuro, diz-se que a água será a causa da Terceira Guerra Mundial.
Com o passar do tempo o ser humano aprendeu a utilizar a força das águas para fazer funcionar moinhos e máquinas. Há cerca de 250 anos atrás foram criadas máquinas, locomotivas e alguns barcos movidos a vapor de água. O avanço da tecnologia possibilitou a utilização da água, em grande quantidade, para a produção de energia elétrica nas usinas hidrelétricas e irrigação, sendo assim, nota-se a importância de conhecer os fluidos e seu comportamento.
Portanto, pode-se dizer que os fluidos foram condicionantes para o nosso passado e evolução tecnológica e como civilização, e serão condicionantes para a continuidade de vida no planeta Terra e para o nosso futuro e o jeito como os humanos vão conviver daqui em diante.
Tendo nossa vida, a produção vegetal e animal, e até a vida em outros planetas sendo condicionada por esses fatores, justificamos o estudo dessa parte da física.
Esse trabalho busca fazer uma revisão rápida e simplificada de tópicos do estudo de fluidos, denominados, na Física, de Hidrostática e Hidrodinâmica.

2. Hidrostática

A hidrostática é o ramo da física que aborda e estuda a força

Relacionados

  • Exercícios
    37932 palavras | 152 páginas