Resenha Governan a

448 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO

RESENHA CRITICA

São Paulo
2015
GOVERNANÇA E CIDADANIA EMPRESARIAL

ALVES, Lauro Eduardo Soutello. Governança e cidadania empresarial. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, Volume 41, número 4, p. 79, out. a dez. de 2001.

Após leitura do Artigo “Governança e Cidadania Empresaria” publicada pela Revista de Administração de Empresas em 2001, escrita por Lauro Eduardo Soutello Alves, ex-chefe do setor de ligações com a OCDE da Embaixada do Brasil em Paris, foi observado que por várias vezes, economistas apresentaram teses de como uma empresa deve se comportar no mercado, objetivando sempre o resultado, com a maximização do lucro.
A tendência da globalização tem proporcionado em todo o mundo, a revolta de alguns países em relação à imposição de conceitos instituídos pelas grandes empresas e em especial às Multinacionais.
Se de um lado há o interesse na unificação do sistema operacional, onde o resultado dos lucros justifica a imposição de regras de conduta ao operário, com direitos mais claros, benefícios individuais, responsabilidade social com exploração de pólos educacionais e recreação, com forte atuação na preservação do meio ambiente; com o crescimento sustentável, por outro lado, nos países com tendência a emergentes, como é o caso do Brasil, encontra-se uma cultura de interferência do Estado na estrutura das empresas, onde reina a corrupção, cartéis, leis com interpretações obscuras que permitem sua desobediência por falta de severas punições e multas, incentivam sua continuidade, utilizando mão de obra infantil, formação de caixa 2, entre outros.
A Globalização apresenta outros fatores, principalmente culturais, pois para os países ricos e industrializados, as regras e metas são mais fáceis de serem atingidas, já para os países pobres ou em desenvolvimento, encontram diversas barreiras, principalmente a sustentabilidade.
O resultado mais significativo que temos observado,

Relacionados

  • Governança corporativa na américa latina: a relevância dos princípios da ocde na integridade dos conselhos e autonomia dos conselheiros
    800 palavras | 4 páginas
  • Trabalho
    1860 palavras | 8 páginas
  • Geografia
    75394 palavras | 302 páginas
  • 2011 CHILD Organiza Es
    202838 palavras | 812 páginas